titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 27 de setembro de 2011

STS9 e o sistema de controle MIDI modular da Livid Instruments


Livid cehga novamente com novidade. Agora se trata do novo controlador STS9 e dos módulos de controle MIDI logo estarão sendo lançados pela empresa.
O controlador de vídeo foi fabricado para Sound Tribe Sector 9 e possui vários dos módulos que a Livid está preparando para o ano que vem e que serão lançados como Livid Modules. O sistema consiste em compactos grupos de controles posicionados em módulos eurorack com mais de 20 combinações diferentes de botões, faders, potenciômetros, etc.

A música desembarca no Facebook


Facebook revelou finalmente seus planos em torno da música na F8 Developer Conference que aconteceu em Julho passado. Como parte de sua nova plataforma Open Graph, se associou com empresas como a Spotify, Rhapsody, MOG, Rdio, Soundcloud, Earbits, Vevo, Slacker Radio e Songza.
O CEO da Spotify, Daniel Ek, ofereceu estatísticas de como os usuários do Spotify se conectam com sua conta de Facebook. De acordo com Ek, os usuários do Spotify que se conectam na rede social ouvem mais música, e mais variada. E estão duplamente dispostos a pagar por ela.
Ek disse "Este é um grande dia para todos os que amam a música".
Também se referiu ao potencial na hora de descobrir música utilizando o Facebook como catalizador para encontrar novas jams, compartilhar playlists e saber os amigos ouvem.
O vídeo mostra a nova app Spotify no Facebook:

Neyrinck V-Control Pro agora suporta Logic, Cubase, Nuendo e conta com versão gratuita


V-Control Cubase
A Neyrinck acaba de laçar a versão 1.2 do seu V-Control Pro para iPad, que atuava como um controlador dedicado unicamente para Pro Tools, e com esta atualização recebe suporte para Logic Studio 9, Logic Express 9, Cubase, Nuendo, e além disso com uma versão gratuita na App Store.
O V-Control é conectado através de Wi-Fi e permite controlar desde o transporte, até funções de edição, mixagem, plugins e mais coisas. Como podemos ver nas imagens, da mesma que com o Pro Tools, a interface gráfica dos modos do Cubase e Logic é muito similar à do programa no computador.

SONiVOX Wobble

SONiVOX Wobble
A SONiVOX está anunciando o lançamento do Wobble, um novo sintetizador voltado para dubstep e baseado em algoritmos de síntese de propriedade da empresa.
Todos sabemos a explosão do dubstep ultimamente, coisa que desperta a gana das empresas em aproveitar a tendência, surgindo criações como essa da SONiVOX. O Wobble recebe precisamente o nome de um elemento importante de certo estilo de estilo de dubstep que utiliza um som característico no baixo e no lead synth, que é conseguido através de modulação ou controle de diversos parâmetros sincronizados no andamento (principalmente controles de filtro, pitch, entre outros), por exemplo, um LFO.
De fato o instrumento segue voltado para esse nicho, incluindo um gerador de modulação que atua como um sequenciaor por passos capaz de modular notas e patterns do sintetizador, de forma sincronizada, resultando centenas de variações do mencionado "wobble".

McDSP v5 para Windows e Lion


McDSP v5
A McDSP está anunciando o laçamento de novas versões da quinta geração de seus plugins que foi lançada no final do ano passado. No início eram compatíveis com Snow Leopard. Agora também com Windows e OS X Lion.
A quinta geração dos plugins da McDSP traz consigo melhorias gerais em vários plugins, além da chegada do formato AudioUnit, o que representa um passo importante para a empresa, já que até o momento somente desenvolviam em formato RTAS/TDM.
A McDSP também renova os plugins do pacote Classic Pack e o compressor 6030 Ultimate Compressor, que funciona de forma modular, com possibilidade de utilizar até 10 módulos de compressão, incluindo tanto algoritmos modernos, como compressores de modelagem analógica com saturação e coloração vintage.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

RP-Distort


Rob Papen RP-Distort
Continuando a linha iniciada com o RP-Verb e o RP-Delay, Rob Papen apresenta o RP-Distort, um novo efeito que combina distorção, filtros de modelagem analógica e mais coisas, tudo acompanhado do já conhecido sistema de modulação do Rob.
O RP-Distort conta com uma unidade central de distorção e efeitos "extremos" (22 tipos, incluindo modos de modulação em anel e lo-fi) onde se tem controles de redução de bits, ruído, s&h, entre outros. Esta seção pode ser processada em uma cadeia que agrega seções de filtros de modelagem analógica, compressor, equalizador, gate e uma ferramenta para o controle de panorama.

Steinberg CMC, um sistema de controle modular para Cubase


Steinberg CMC
A Steinberg acaba de revelar a surpresa que estava preparando. Se trata da série de controladores CMC, um inovador e elegante sistema modular com várias opções dedicadas para controlar o Cubase.
São seis módulos diferentes, cada um voltado à controlar diferentes funções e zonas do Cubase. Entre os controles existem botões, potenciômetros e faders táteis, todos com iluminação especial e cores orientados para a integração com o Cubase.

A evolução da música em três minutos


A agência SimplyZesty produziu um vídeo repleto de cifras e dados curiosos que oferecem uma interessante perspectiva do muito que se alterou o negócio da música.
Eis as frase traduzidas para o português:

Madrona Labs Soundplane, controlador MIDI sensível à pressão


Soundplane
A Madrona Labs anuncia o Soundplane, um novo controlador MID que além de informação em x ou y, também transmite dados de pressão, permitindo um controle mais preciso e expressivo de sons gerados no computador.
Está clara a similaridade com o tão anunciado Linnstrument, que também pode enviar dados de pressão, ainda que com um sistema de notas e interpretação diferente do Soundplane.
O instrumento da Madrona Labs se conecta através de USB e pode ser configurado como um teclado de 150 notas ou como uma superfície de controle por sensibilidade. Funciona com uma resolução de 12 bit e 1000 samples por segundo, o que brinda maior precisão em cada nota. De acordo com seus criadores a faixa de pressão é bastante extensa, aportando sensibilidade para toques suaves ou fortes.

Arturia Minimoog V 64-Bit compatível com Lion


Minimoog V 2.5
A Arturia acaba de lançar uma importante atualização para sua emulação do lengendário Minimoog, agora compatível com sistemas Windows e Mac de 64-Bit.
O Minimoog V agora é compatível com OS X Lion e Pro Tools 9, além de oferecer suporte para Cubase e Logic a Logic a 64-Bit. Entre as novidades também se encontram importantes melhorias no sistema de controle MIDI e se inclui agora uma nova forma de onda triangular para o LFO, barra de ferramentas melhorada e suporte para controles MIDI NRPN.

SodaSynth, sintetizador sem efeitos que funciona no navegador


SodaSynth
SodaSynth é um sintetizador virtual desenvolvido pela Oscillicious. Seu conceito se baseia na criação de um synth "seco", sem nenhum tipo de efeito (nem filtros) que oferece opções para moldar o som principal. O curioso  é que além de funcionar como VST, também conta com uma versão para Google Chrome.
O instrumento nos possibilita controle sobre o som dos osciladores, através de variação de harmônicos e modelagem da onda gerada através de um algoritmo baseado em combinação espectral. Conta com atá 32 osciladores para cada nota, com cinco formas de onda clássicas para escolher e envelope ADSR dedicado.

Sinevibes Diffusion


Sinevibes Diffusion
A Sinevibes está com mais uma criação simples e interessante. Desta vez se trata do Diffusion, um sintetizador desenvolvido para criar sons em movimento, com centenas de combinações de parâmetros diferentes.
O Diffusion é um synth que combina síntese aditiva (oscilador dual com 6 waveforms aditivas) com waveshaping (6 modelos de transformação) e um sequenciador de 32 passos que conta com uma matriz de parâmetros que permitem até 400 combinações por cada passo, o que faz com que o instrumento consiga uma grande quantidade de sons "em movimento", similar ao conceito do Turbulence.

Tascam DR-40


Tascam DR-40
A Tascam está apresentando o novo DR-40, um gravador compacto com dois microfones dedicados e entradas para microfones externos com phantom power.
Até agora podíamos dizer que o Zoom h4n estava acima de qualquer outro, um dos poucos em sua faixa de preço que pode gravar com microfones integrados e microfones externos ao mesmo tempo. Até a pouco víamos o R-26 da Roland, capaz de gravar até 6 canais, e agora chega o DR-40 da Tascam, com gravação em 4 canais e características bastante interessantes e novas:

DNR MixControl Pro


DNR MixControl Pro
A DNR Collaborative está lançando o MixControl Pro, uma nova versão do seu channelstrip, agora mais avançado e compatível com Mac 64-Bit.
Entre as novidades estão os novos modos de saturação, possibilidade de fazer solo por banda, nova função de mixagem para o gate, possibilidade de ajustar o motor FFT, e novo modo oversampling para oferecer melhor qualidade. Também foram feitas melhorias voltadas ao fluxo de trabalho e algumas correções de erros menores.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Synth1, a legenda agora pra Mac


Synth1
Synth1 pode ser considerado como um sintetizador legendário. Desde o seu lançamento, por volta de 2003, este instrumento gratuito tem sido ouvido em milhões de computadores Windows. Agora chegou a vez de ouvi-lo no Mac.
O Synth1 é desenvolvido por Ichiro Toda, que se inspirou no Nord Lead 2 da Clavia. O synth virtual conta com um par de osciladores com frequência modulada, modulação em anel, envelope e sincronizador. À tudo isso se soma um par de LFOs sincronizados ao host, arpegiador, quatro tipos de filtro e efeitos como distorção, delay, chorus/flanger. Existe um manual (em inglês) que vai mais à fundo.
Uma das peculiaridades mais interessante do Synth1 é a comunidade que se criou ao redor e a grande quantidade de patches, tutoriais e informação referente ao synt publicados na internet. Isto o mantém entre os primeiros lugares do rank da KVR, a conhecida base de dados de plugins. 

Cakewalk expande SONAR X1


SONAR X1 Expanded
No final do ano passado, a Cakewalk anunciava o SONAR X1, uma nova geração da sua DAW para Windows, implementando uma grande quantidade de novidades, que agora foram aumentadas com a chegada do SONAR X1 Expanded, uma versão mais avançada da versão Producer.
Esta versão Expanded apresenta como principal novidade a possibilidade de personalizar os módulos ProChannel (channel strip), agora com novas opções como um potenciômetro de saturação desenvolvido pela Softube, ou como os novos módulos de compressor e gate da própria Cakewalk.
As cadeias de efeitos também foram melhoradas, agora com a possibilidade de serem personalizadas pelo usuário, que pode definir a cadeia de efeitos, os elementos de controle que desejar, ou até a cor e estilo dos botões, potenciômetros e medidores.

Tascam apresenta interface compacta para iOS


Tascam iXZ
Tascam iXZ é uma interface compacta de áudio criada especialmente para dispositivos iOS, oferecendo uma entrada dedicada com alimentação phantom.
O pequeno dispositivo conta com uma entrada em combo XLR-1/4" que funciona como entrada de microfone com phantom power ou entrada de línha. Os modos são escolhidos desde um par de interruptores no painel frontal, onde também existe um controle de nível de entrada dedicado.
A saída é realizada através de um conector 1/8" de três pinos, além de uma saída extra. A alimentação se dá com um par de baterias A

Abbey Road lança serviço de mixagem online


Abbey Road Mixing
Sinal dos tempos. Em 2009 a Abbey Road surpreendeu muitos com seu serviço de masterização à distância. Agora anuncia algo similar, chamado Abbey Road Mixing, um serviço de mixagem online.
Seu disco pode ser mixado no mesmo lugar por onde passaram artistas mais que consagrados como, Pink Floyd até Lady Gaga. O sistema funciona diretamente no site web, de onde se pode enviar os arquivos, juntamente com informação sobre a música e os requisitos para a mixagem, incluindo qualquer tipo de detalhe, música ou artista como referência, etc.

Kollector - monitore suas músicas em rádios de todo o mundo


KollectorKollector monitora transmissões de rádio em mais de 50 países, e oferece estatísticas precisas de onde e quando foram executadas as suas músicas. Abrange mais de 1.800 rádios, e o plano é alcançar 10.000.
O Kollector permite "realizar uma monitoração das emissões de uma música em qualquer parte do mundo. O usuário somente precisa adicionar uma música e selecionar um pacote de monitoração, com assinatura mensal ou anual". Por enquanto está em vigência uma período de testes que é gratuito.
O serviço monitora emissões em tempo real, 24 horas por dia; essa informação é comparada com a base de dados do Kollector, onde você coloca a sua música em diversos formatos ( MP3, M4A, OGG...) e saber onde e quando suas músicas estão sendo executadas.
O objetivo é "dar aos titulares de direitos estatísticas geográficas de difusão, um histórico das emissões de suas obras e a opção de elaborar um registro completo de emissão para cada música".

Line 6 Mobile In, emulador de amplificadores e efeitos para iOS


Line 6 Mobile In
A Line 6 está anunciando o Mobile In, uma nova solução hardware+software que oferece diversos efeitos e amplificadores modelados, similar aos processadores POD da empresa.
O Mobile In consiste em um adaptador para iPhone e iPad que integra um par de entradas 1/8" (um para guitarra e outra estéreo de linha). Este dispositivo não precisa de baterias ou qualquer outro tipo de alimentação externa, e se conecta através do conector de 30 pinos para dispositivos Apple.

sábado, 17 de setembro de 2011

BOSS RC-300


Roland RC-300
Outra novidade da Roland Connect é o novo BOSS RC-300, um looper de três trilas e até três horas de gravação.
Este é o maior looper já feito pela Roland, oferecendo diversas opções de gravação, efeitos e vários métodos de controle. Cada uma das três trilhas de gravação conta com seu botão de ativação dedicado, juntamente com um fader para controlar o volume de cada uma.

Roland R-Mix, manipulação visual dos componentes de uma mixagem


Roland R-Mix
Continuamos com as novidades da Roland Connect, desta vez com um novo software chamadoR-Mix, voltado à manipulação de forma individual de elementos de uma mixagem final.
O programa realiza uma análise do material e o apresenta de forma visual, onde as cores e formas representam os diferentes instrumentos da mixagem em questão. Cada um destes elementos pode ser manipulado de forma individual, o que permite adicionar efeitos e variar níveis.

Roland SPD-SX


spd-sx
Roland SPD-SX, um novo instrumento de percussão com funções dedicadas de sampling e processamento.
Possui nove pads de alta sensibilidade e iluminação, dois potenciômetros de controle geral e quatro botões para efeitos. Também são oferecidas funções para samplear desde uma entrada externa ou por meio de USB. O processo é realizado de forma independente em cada pad, onde se controlam automaticamente os tempos de início e final do som endereçado.

Audio Damage Filter Station


Filter Station
A Audio Damage é dessas companhias que sempre tem algo interessante para apresentar, agora com um novo plugin chamado Filter Station, um filtro dual com modulação.
Ainda não está disponível, mas seus detalhes foram revelados por Chris Randall da Analog Industries, no blog da Audio Damage. O Filter Station é um filtro duplo, capaz de funcionar em série, paralelo ou dual. Conta com 12 tipos de filtro diferentes, incluindo convencionais de modelagem analógica, como o filtro estilo Moog presente no plugin 914 Fixed Filter Bank da Audio Damage, o filtro passa baixas da FilterPod (primeiro plugin da AD) e um filtro modelado a partir de um Korg MS-20.

Focusrite Scarlett 2i2


Scarlett 2i2
2i2 é o novo modelo da linha de produtos da Scarlett da Focusrite. Desta vez se trata de uma interface de áudio compacta com dois canais de entrada e dois de saída, que grava em 96kHz com conexão USB.
Essa pequena placa conta possui phantom power nos dois prés de entrada, dois conectores TRS para saída, e saída estéreo dedicada. Além disso possui função especial para monitorar o sinal de várias formas, acompanhada de um sistema de iluminação por LED integrado em cada potenciômetro de ganho, como podemos ver na imagem acima.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Novo arpegiador da Homegrown Sounds


Homegrown Sounds ARP
A Homegrown Sounds está anunciando o ARP, um novo arpegiador polifônico e sequenciador de notas e acordes avançado.
Em seu modo de arpegiador convencional permite sequenciar até 32 notas com controle de quatro oitavas, modo com velocidade estática, modo latch, hold, entre outras funções. A reprodução é feita em modo alternado, para cima, ou para baixo, como em qualquer outro arpegiador.
Além de funcionar de forma clássica, o ARP oferece outros modos de sequenciamento de notas, incluindo ferramentas para a criação automática de acordes, controle de escalas personalizado com 70 escalas para escolher, ou uma combinação destas. O ARP pode ser utilizado com instrumento tanto em hardware como em software, através de MIDI.

Magma ExpressBox 3T, até três placas PCIe


A Magma, que se dedica a fabricar expansões de placas PCI para computadores, está anunciando o ExpressBox 3T, um sistema capaz de alojar três placas PCIe e conectá-las em um Mac com Thunderbolt.
O ExpressBox 3T conta com três campos de expansão PCIe 2.0 e funciona numa velocidade de até 10gps devido à tecnologia Thunderbolt, portanto seria possível conectar placas como a UAD ou Pro Tools HD/Native em qualquer computador Apple que ofereça esse tipo de conexão. Isso não impede a possibilidade de conectar um monitor de alta resolução, já que o ExpressBox 3T permitiria essa conexão.

TC Helicon VoiceLive Rack


VoiceLive Rack
A TC Helicon está lançando uma versão rack do conhecido VoiceLive, um processador de efeitos para vozes.
Esta versão é similar ao VoiceLive Touch, possuindo não somente os mesmos efeitos, mas também o mesmo sistema de controle tátil. Entre os efeitos temos o HardTune, moduladores, delays, reverb, harmonizador, distorção e simulação de altofalantes, entre outros. A biblioteca de patches conta com 200, além de se permitir armazenar outros 400 programas personalizados pelo usuário.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Roland R-26, gravando seis canais na palma da mão


Roland R-26
A Roland está anunciando o R-26, um novo gravador portátil, capaz de gravar até seis canais simultaneamente, fazendo uso de quatro microfones e duas entradas de áudio com phantom power.
O R-26 não se conforma com a configuração que outros gravadores similares apresentam, onde se tem um par de microfones com opção de gravar em XY ou em ORTF. Desta vez a Roland decidiu incluir quatro microfones (ois direcionais em XY e dois omnidirecionais em ORTF) que podem funcionar ao mesmo tempo. Não bastando isso, podemos agregar outras duas entradas mais, graças à duas entradas em combo XLR/1/4" que podem receber alimentação phantom de 48V. Também possui outra entrada de 1/8" com plugin power. 

UR824 e UR24M, duas novas placas da Steinberg


UR824
A Steinberg acaba de lançar duas novas integrantes da sua família de placas de audio. O modelo UR824 para rack e o modelo UR28M, para mesa.
Ambas interfaces contam com prés D-Pre (com phantom power de +48V), se conectam por USB 2.0, possuem efeitos DSP como reverb dedicado e efeitos de canal (disponíveis também no modo plugin VST3) e apresentam dois buses dedicados. A qualidade de áudio de ambas é de 24-Bit e 96kHz.

Waves Factory lança uma biblioteca de órgão grátis


Waves Factory 1850 organ
Waves Factory, sampleou um órgão de tubos do ano 1850. Os diferentes tubos estão controlados por um teclado feito em madeira de 54 teclas (de C1 até F5). Estão sampleadas as notas sustenidas e as naturais, o que significa que possui a reverberação da igreja. Não foi feito pitchshifting artificial, portanto, foi feito nota a nota.
Este órgão possui 8 bancos de tubos diferentes controlados por 8 botões. Com a versão Pro podemos controlar o volume de cada banco em separado para conseguirmos diferentes sons, o que faz com que o instrumento seja "extremamente versátil e flexível".

domingo, 11 de setembro de 2011

DMG Audio EQuick


EQuick
Dave Gamble, renomado no mundo da programação de plugins, está anunciando sua nova criação chamada EQuick, lançada pela sua empresa DMG Audio.
Dave participou no desenvolvimento de produtos de empresas como a Neyrinck, Brainworx, Novation/Focusrite, e a Sonalksis, até ter se decidido criar a DMG Audio, sua própria empresa onde se dedica a criar plugins de acordo com o seu gosto e o gosto dos usuários. Até agora o catálogo vem se mantendo impecável, com dois lançamentos exitosos como foram o EQuality e o Compassion, o que se confirma com seu novo equalizador virtual.

LinPlug Relectro


LinPlug Relectro
É curioso pensar porque uma empresa com mais de 10 anos de trajetória no desenvolvimento de sintetizadores virtuais como é a LinPlug, não possua um só efeito em seu catálogo. Pois bem, essa situação muda nesse mês graças à chegada de um novo integrante da família, chamado Relectro.
De acordo com a própria LinPlug: "Não é um delay, não é um equalizador ou um compressor, nem um filtro, e nem serva para varia pitch. No entanto, é capaz de fazer tudo isso se baseando em ondas por ciclo. Não adianta querer entender o seu funcionamento, é melhor experimentá-lo"
Parece que se trata de uma ferramenta voltada à manipulação de samples de uma forma nova e diferente, especialmente loops de baterias. Conta com uma seção principal onde existem vários módulos similares a um compressor/expansor, filtro passa-baixas e várias opções especiais para o controle de pitch. Também se permite controlar o comportamento das ondas e a frequência geral (através de uma espécie de equalizador de duas bandas).

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Voxengo Drumformer


Drumformer
Drumformer é o novo plugin da Voxengo voltado para o controle de dinâmicas em todo o tipo de operações, especialmente no tratamento de baterias.
Ainda que estejamos falando de uma ferramenta que pode ser utilizada em muitas tarefas diferentes, o Drumformer conta com um sistema especial que beneficia o processamento de percussões e material similar, graças a ferramentas integradas para o controle de transientes, saturação e compressão multibanda.
Características principais ...

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

MachFive 3, a renovação do sampler da MOTU


MachFive 3
Chegou o MachFive 3, uma versão totalmente renovada do conhecido sampler da MOTU que foi lançado por volta de 2003.
esta nova versão foi construída a partir do zero, apresentando alterações em todos os seus elementos, incluindo uma interface gráfica, o posicionamento dos elementos e a forma como se trabalha dentro do programa. O MachFive 3 possui 45GB de samples de instrumentos e efeitos sonoros e apresenta um novo motor de scripting, que permite conseguir maior realismo na hora de reproduzir samples, como por exemplo poder emular as articulações realizadas quando se toca uma violão.

FL Studio funcionará em Mac sem necessidade de Boot Camp ou Windows


FL Studio para Mac (idealización)
Image Line, rompendo seus próprios tabus, está preparando uma versão adaptada para Mac do FL studio. Não é exatamente nativa, já que se baseia no wrapper CrossOver the CodeWeavers, mas elimina a necessidade de rodar o Windows no Mac para que se possa rodar o FL Studio.
Um dos problemas disto é que não suportará Audio Units (somente plugins VST de PC e seus próprios plugins nativos), e a compatibilidade de cada plugin externo terá que ser testada um a um.
A notícia saiu na newsletter oficial da Image Line: "estamos testando uma versão do FL Studio que funciona nativamente em Mac, sem a necessidade de Windows ou Boot Camp. Precisamos de beta testers! Caso você seja um usuário experiente do FL Studio (com cópia registrada) e possui um Mac, solicite uma cópia do FL Studio para Mac e comece a testar".

Tone2 AkustiX Enhancer


AkustiX Enhancer
A Tone2 acaba de lançar o AkustiX Enhancer, uma ferramenta criada para complementar processos de mixagem e masterização baseada em recentes desenvolvimentos em investigação de fenômenos psicoacústicos.
Numa interface um tanto "chamativa", o plugin reúne um total de seis efeitos entre os quais:
  • Um equalizador dinâmico que realça  frequências baseado na "não linearidade" do ouvido humano. Conta  com um controle de tonalidade para mantê-lo em fase linear
  • Módulo Ultra Stereo orientado a agregar espaço e transparência através de um motor de Surround virtual
  • Ferramenta para realce de fase, permitindo criar uma distância audível através da simulação da propagação e dispersão  natural do som
  • Filtro inteligente orientado à redução de ruído, além de agregar transparência e detalhe
  • Efeito para controlar o campo estéreo em um sistema multibanda com controles dedicados para frequências altas, médias e graves

Waves H-EQ, novo equalizador híbrido


waves h-eq
Depois de vários lançamentos, alguns até peculiares, como plugins minimalistas com um só potenciômetro, ou as emulações de microfones da realeza, a Waves chega com um novo e promissor plugin chamado H-EQ, um equalizador baseado na combinação de algoritmos modernos com técnicas de modelagem analógica.
O conceito é o mesmo que está presente em outros processadores da linha híbrida da Waves, como o H-Comp e o H-Delay. Desta vez estamos falando de um equalizador inspirado pelas legendárias consoles britânicas e americanas, oferecendo cinco bandas paramétricas, juntamente com dois filtros (passa altas e passa baixas).
Para cada banda são oferecidos sete tipos de filtro diferentes baseados em diferentes consoles. Além disso também se inclui um novo tipo de campana assimétrica. O H-EQ conta com controle gráfico dedicado, característico dos plugins da Waves; analisador de espectro dedicado, com gráficos de sinal de entrada, saída, ou ambos em tempo real.

Image-Line Harmor


Harmor
Image-Line volta a surpreeender com um novo lançamento em sua linha de instrumentos virtuais, com a introdução do Harmor, um potente sintetizador que combina elementos de sínteses subtrativa e aditiva.
É aditivo devido ao seu motor, mas em si, o Harmor está estruturado como um sinte subtrativo, num sistema semimodular, com osciladores, filtros e phasers, etc. Tudo é processado pelo motor de síntese aditiva, da memsa forma como ocorrer com o Harmless, que é um outro synth da Image-Line.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

De la Mancha basic 65


basic 65
A De la Mancha está lançando o basic 65, um sintetizador virtual inspirado pelo chip SID do clássico Commodore 64.
Para aqueles que se lembram, e já faz algum tempo, a de la Mancha lançou o basic 64, um sintetizador também inspirado no Commodore 64, mas agora substituído pelo basic 65, que agrega todo o tipo de melhorias e funções novas. No entanto, o basic 64 também está no pacote.
O Basic 65 é um sintetizador monofônico com três osciladores com diversas formas de onda, opção de sincronismo e modulação em anel entre os três, e envelope ADSR dedicado para cada um. Conta com um filtro ressonante com vários modos e duplo arpegiador com vários parâmetros ajustáveis, incluindo faixa, tempo e duração de onda.

Flux Pure Analyzer System


Pure Analyzer System
Já se encontra disponível o Pure Analyzer System, os novos analizadores avançados da Flux.
São três módulos de medição (Metering, Live e Multichannel) que são carregados em um plugin chamado Pure Analyzer Essential que analisa áudio em tempo real, e é capaz de representá-lo visualmente utilizando um potente motor gráfico baseado em OpenGL. Cada módulo está voltado para um tipo de medição específica:
  • Metering - Medidor de nível dedicado com estatísticas, medição de picos e RMS, suporte para EBU R128 e histórico de medição. Conta com várias opções de visualização (picos, medidores comuns, entre outros)
  • Live - Voltado para situações ao vivo. Agrega espectro de magnitude, gráficos de funções de transferência, resposta à impulsos, além de suporte para vários microfones (até 16 canais) e canais de referência (até 8).
  • Multichannel - Agrega suporte multicanal, com processamento de até 16 canais e dois visualizadores especiais (nebula para espectro surround e modo "speaker para configurações surround, incluindo 7.1)

Maschine: nova versão, novo modelo Mikro e nova aplicação para iPhone


Maschine Trinidad
A Native Instruments continua incrementando o Maschine. Agora com uma surpreendente atualização de sua linha de produtos, com a liberação da anunciada versão 1.7, o anúncio de um novo modelo de controlador do Maschine e um programa para iOS, o primeiro programa da Native Instruments para esta plataforma.
Maschine Mikro é uma versão reduzida do Maschine que inclui um novo controlador USB que oferece acesso às principais funções do programa. O controlador conta com 16 pads, um potenciômetro master, uma tela de 128x64 e 28 botões. O Maschine Mikro estará disponível em Outubro.

sábado, 3 de setembro de 2011

Lector, o novo vocoder da Waldorf


Waldorf LEctor
Como já era de conhecimento geral, a Waldorf acaba de lançar o Lector, que pode vir a ser um dos vocoders virtuais mais completos até essa data.
O Lector é amplo e versátil, oferecendo operação de de 3 a 100 (exatamente, cem) bandas com todo tipo de ajustes, incluindo controle dedicado de filtros, modulação através de LFO, e diversos efeitos e ferramentas como um equalizador gráfico de três bandas com médios variáveis, delay sincronizável, chorus, flanger, overdrive com vários tipos, reverb, e compressores individuais para cada sinal do vocoder.
O sintetizador integrado no Lector opera a 16 vozes e oferece modos polifônico, mono e "livre". Conta com dois osciladores (com ondas seno, triangular, serra, pw), modulação por frequência, modulação em anel, e opção para escolher entre portamento e glissando. Também estão presentes 2 envelopes AR, um LFO sincronizável e um filtro com vários tipos.