titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HALion 4.5


HALion

Breve história do HALion

Em 2001 a Steinberg apresentava o HALion, um potente sampler baseado em streaming a partir de disco rígido. Chegou como uma resposta à nova onda de samplers em softwares liderados pelo Nemesys GigaSampler e Emagic EXS24, e, em menor medida, pelo Native Instruments Kontakt. Nessa época chegaram também os últimos grandes samplers em hardware da Akai, EMU e Yamaha.
Dez anos mais tarde, o panorama do sampling estava em muito alterado: o software, liderado pelo Kontakt, estava dominando e as grandes máquinas eram coisa do passado.
Neste panorama de depois de vários anos de desenvolvimento, chega a versão 4 do Halion, cheio de funções e com uma biblioteca muito completa.
O Halion 3, apresentado em meados de 2004, era muito potente, mas em determinadas circunstâncias, apresentava alguns problemas de estabilidade durante grande parte de seu ciclo de vida. Curiosamente, a Steinberg atrasou o lançamento da versão 4 por seis anos, enquanto que o GigaStudio, a evolução do GigaSampler, chegava ao auge de sua popularidade e o Kontakt tomava conta do mercado, convetendo-se no padrão de mercado de fato.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Steven Slate Drums Vs. 4

Steven Slate Drums 4
Steven Slate está anunciando o lançamento da quarta versão do biblioteca Steven Slate Drums, agora com player dedicado. Antes era necessário usar o Kontakt.
A SSD 4 se apresenta em duas versões, EX com 25 kits e Platinum com 100 kits que cobrem uma ampla variedades de estilos, incluindo rock, metal, vintage, indie, funk, jazz, entre outros. Os kits são derivados tanto de sons clássicos da Steven Slate Drums, como dos conhecidos kits Signature, onde encontramos kists de bateria do Metallica, Dream Theater, Led Zeppelin, Red Hot Chili Peppers, entre outros.
Além dos kits de bateria tradicionais também estão incluídos cinco kits orientados à estilos como electro, house e dance, além de kits dedicados de pratos, como um pacote gravado a partir das séries Extreme e Vintage da Soutone Cymbals.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

U-he DIVA

DIVA
Já está disponível o DIVA, o mais novo synth da U-he que permite combinar componentes modelados de diversos sintetizadores analógicos.

Até o momento no mercado se encontram disponíveis uma boa variedade de synths modelados a partir de hardware analógico, mas o DIVA oferece a possibilidade de mixar características e módulos de diferentes sintetizadores de todo tipo, o que o torna ainda mais atrativo e expande a sua sonoridade, já que podemos criar híbridos de qualquer tipo.

Grammy póstumo para Steve Jobs e Roger Nichols


A Recording Academy concedeu, à título póstumo,  um Grammy a Steve Jobs por sua "incrível contribuição à música". Será entregue no próximo dia 11 de Fevereiro.
Jobs, que faleceu no dia 5 de Outubro passado por um câncer de pâncreas, será distinguido com o galhardão "por ajudar a criar produtos e tecnologias que mudaram a forma de consumir música, televisão, filmes e livros", segundo declarações dos organizadores do prêmio.
"Sendo um visionário criativo, as inovações de Jobs como o iPod e a loja online iTunes revolucionaram a indústria e a forma de distribuir e vender música", acrescenta o comunicado.
Junto à Steve Jobs, recebem o Grammy Dave Bartholomew e Rudy Van Gelder. Os prêmios são para a Celemony e Roger Nichols (fallecido em 9 de abril de 2011, também com um câncer no pâncreas).
Roger Nichols era um engenheiro de som especialmente conhecido por seu trabalho com Steely Dan e John Denver, mas que possuía muitas outras produções fenomenais: Beach Boys, Stevie Wonder, Frank Zappa, Roy Orbison, Mark Knopfler e muitas outras.
A Celemony é a empresa alemã criadora do Melodyne e da revolucionária tecnologia Direct Note Access, capaz de decompor áudio polifônico em notas individuais.

Grammys
Da esquerda para direita: Steve Jobs, Roger Nichols, Rudy Van Gelder, Dave Barholomew e Peter Neubäcker (da Celemony).

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Segunda versão do Torpedo PI-101, agora com novos plugins

Torpedo PI-101
A Two Notes Engineering está lançando a segunda versão de seu avançado simulador de altofalantes virtual Torpedo PI-101, agora com a possibilidade de criar até 100 configurações de altofalantes em uma só instância do plugin.
A dita configuração somente é conseguida na nova versão  "Wall of Sound" do plugin, que permite carregar qualquer tipo de altofalante modelado através do efeito, além de suportar processamento estéreo, três tamanhos de janela, atalhos de teclado, e a possibilidade de atualizar os presets a partir do plugin. Também possui várias automatizações no consumo de CPU e no motor de áudio geral.

Native Instruments Skanner, novo synth gratuito criado pelo pai do Reaktor

Native Instruments Skanner
Stephan Schmitt, o pai do Reaktor, é sem dúvida um dos mais talentosos criadores de synths baseados neste software. Sua nova criação é o Skanner, um sintetizador para Reaktor 5.6, disponível gratuitamente.
O Skanner é baseado numa arquitetura única criada por Schmitt. Se trata de um instrumento que combina funções de sampler e de sintetizador. Basicamente o usuário carrega qualquer arquivo de áudio no instrumento. Nas notas mais graves do teclado ouvimos o som básico dele, mas à medida que vamos subindo as notas, o synth adota o som de seus osciladores, porém modelados pelo sample que está carregado, o que nos dá sempre um novo som, muitas vezes inesperados.

Animoog agora para iPhone

Animoog iPhone
Em Outubro, o pessoal da Moog surpreendeu a muitos com o lançamento do Animoog para iPad, um synth baseado em um novo modo de síntese anisotrópica, agora disponível também para iPhone.
O Animoog para iPhone conta com o mesmo motor ASE (Anisotropic Synth Engine), uma seção de timbre onde se combinam sons de synths Moog de uma forma especial, através de um espaço XY. Permite também controlar parâmetros de modulação e pitch de forma polifônica, fazendo efeito sobre uma nota ou um acorde inteiro.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Arturia Oberheim SEM V

Arturia Oberheim SEM V
Arturia está anunciando a disponibilidade imediata do Oberheim SEM V, seu novo synth de modelagem analógica que não somente procura emular a sonoridade do conhecido Oberheim, mas como também expandi-lo graças à tecnologia digital.

O Oberheim SEM V conta com todos os elementos encontrados no modelo em hardware: dois osciladores com opções de mixagem, o famoso filtro multimodo de 12dB/oitava, opções de modulação e envelope ADS. Tudo foi modelado detalhadamente utilizando a tecnologia TAE da própria Arturia, a mesma que é empregada em outros synths da linha Vintage.


Graças às possibilidades do mundo digital, o sintetizador foi expandido de uma forma que seria impossível no modelo hardware.

Cableguys Curve 2

Curve 2
A Cableguys está anunciando a segunda versão do Curve, talvez um dos synths mais interessantes apresentados esse ano.

O Curve é um excelente synth que conta com várias funções que o tornam especial, principalmente na forma como é gerado o som do instrumento, já que a onda do synth é desenhada manualmente pelo usuário. Esta característica foi melhorada nesta segunda versão, possibilitando agora desenhar os envelopes (ADSR, curvas convexas, de estado múltiplo), agregando até duas formas de onda por cada oscilador, com possibilidade de modular a mixagem destas. Outra função atrativa nesta seção é o novo modo uníssono que permite gerar sons de até 16 vozes, com controle de damping, detuning e propagação estéreo.

sábado, 17 de dezembro de 2011

ValhallaÜberMod, novo plugin de modulação da ValhallaDSP


ValhallaÜberMod
A ValhallaDSP acaba de lançar o ValhallaÜberMod, um novo plugin que combina efeitos de distorção, reverb, delay, chorus, filtros e variação de pitch, com muitas opções de modulação.
Funciona em estéreo e oferece seções dedicadas para cada um dos processos mencionados. Os tempos de delay e os efeitos de reverb não linear podem estar sincronizados com o tempo ou modulados de acordo com o sincronismo do plugin com o programa host. Também se oferece uma seção de drive com controles de ganho e ruído, seção de controle de pitch e manipulação de frequências, e seção de chorus e difusão com controles dedicados (para criar delays extendidos em tempos prolongados, reverbs modulados e chorus exagerados).

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Novos synths para iOS voltados à exploração de novas formas de controle de sons

O mundo de aplicações musicais  em iOS está cada vez mais extenso. No começo a coisa não era muito alentadora, mas agora está alcançando um ponto onde os desenvolvedores se preocupam em oferecer novas opções e exprimir ao máximo sua criatividade.
Nos últimos dias foram lançados vários synths para iOS que, além de se destacar por seu som, implementam interessantes métodos de controle e novas formas de manipular os sons gerados.

Renoise 2.8 disponível com importantes novidades

Renoise não para de surpreender agregando cada vez mais funções ao já conhecido tracker. Desta vez a atualização inclui suporte para 64-Bit, matriz de patterns renovada, novo editor de áudio, novos efeitos e todo o tipo de melhorias.
O Renoise 2.8 funciona de forma nativa a 64-Bit incluindo Windows, Mac e Linux. O sistema de ReWire também é a 64-Bit, e inclui um pente para utilizar plugins a 32-Bit dentro do programa.

Olympus LS-100


LS-100
Temos visto como a Tascam, Roland e Zoom vêm atualizando sua linha de gavadores portáteis, oferecendo cada vez mais opções a um preço e tamanho cada vez menores. Já era hora de receber notícias da Olympus, que agora nos apresenta o novo LS-100.
Antes de mais nada vale a pena ressaltar a qualidade da montagem. O LS-100 conta com um desenho reforçado, nova tela, novas funções e botões, controles individuais para cada canal de gravação e entradas XLR com alimentação phantom (24V-48V). Permite gravar em WAV ou MP3 com qualidade máxima de 96kHz/24-Bit e é capaz de reproduzir até oito trilhas de áudio simultaneamente.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Segunda versão do BeatMaker


BeatMaker 2


BeatMaker 2

INTUA atualizou o BeatMaker para a segunda versão, acrescentando novas funções concentradas especialmente no controle MIDI e no sincronismo via WiFi.

Hoje em dia falar de MIDI em ambiente iOS já não é mais novidade, portanto as aplicações que não possuam MIDI estão ficando para trás. A competição é cada vez mais interessante e as aplicações que começaram em um estado básico estão evoluindo, oferecendo cada vez mais possibilidades. É por isso que  o BeatMaker 2 oferece agora saída, entrada, thru e sincronismo MIDI WiFi. Permite criar portas de entrada e saída MIDI virtuais e é capaz de importar arquivos MIDI dentro do sequenciador.

Faderfox DS3, novo controlador para Traktor Pro


Faderfox DS3

A Faderfox está lançando o DS3, o novo integrante da sua família de controladores compactos para DJ, desta vez desenvolvido especialmente para o controle do Traktor Pro 2.

Não se trata de um controlador voltado às funções principais do software. O DS3 foi criado para controlar samples, loops, hotcues, e efeitos. Para isso oferece doze botões que podem ativar samples e hotcues, quatro potenciômetros  multi-funcionais e vários botões para configuração, endereçamento de efeitos e controle de loops.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Audio Ease Altiverb 7

Altiverb 7

Quando falamos do Altiverb estamos falando de coisa importante. O reverb de convolução da Audio Ease, considerado por muitos na indústria como um padrão a ser seguido alcança sua sétima versão, cheia de novidades e melhorias.

O Altiverb 7 conta com uma interface gráfica toda redesenhada e com algoritmos melhorados que economizam recursos da CPU, automação de todos os parâmetros e suporte nativo para sistemas 64-Bit. Também dispõe de um novo explorados de arquivos de onde se pode selecionar salas e presets a partir das fotos dos lugares sampleados, além de outras funções de busca e instalação melhoradas com respeito às versões anteriores.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Audio Damage Kombinat dva


Kombinat
Se existe no mundo um desenvolvedor de plugins que nunca deixa de surpreender, é a Audio Damage, uma empresa que a cada lançamento mostra algo diferente. Sua última criação não é exceção à regra.
Kombinat dva é um novo plugin criado a partir do já conhecido Kombinat, porém com novas funções e uma interface totalmente nova. É um efeito de distorção multi-banda, com três motores de distorção diferentes, cada um com treze opções de algoritmos, sete a mais que a versão anterior. Os três modos podem ser ativados de modo simultâneo, funcionando em série ou em modo múltiplo (controlado através de um crossover).
O plugin dispõe de um filtro passa-baixas ressonante com oscilação própria e um novo modo de operação. À isto se soma o já conhecido compressor de um único controle, agora através de um botão deslizante dedicado. O Kombinant dva conta com MIDI Learn em todos os parâmetros e traz um total de 80 presets integrados (40 da primeira versão e 40 novos).

PowerFX oferece samples na nuvem


10655.jpgCom Library Access, a PowerFX oferece acesso ilimitado a sua coleção Individual Sounds - com mais de 20.000 sons selecionados e armazenados na nuvem -, por uma simples assinatura anual.
Os sons são acessados a qualquer momeno e de qualquer lugar com conexão à Internet. Além disso, os sons já estão etiquetados e organizados, e são f[aceis de busacar e localizar. De acordo com a PowerFX, "com este sistema baseado na nuvem se pode efetuar buscas, baixar e começar a produzir. Uma nova, rápida e inspiradora forma de trabalhar".
A PowerFX dividiu sua "biblioteca na nuvem" em duas partes: Loops & Samples ($199 ao ano), e Sound Effects ($149 ao ano). Os sons também podem ser comprados individualmente.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

UVI Workstation 2.0


O conhecido reprodutor de samples UVI Workstation, motor de outros potentes samplers como o MachFive 3, foi atualizado para segunda versão, com uma grande quantidade de novidades.
Agora oferece um modo single para carregamento rápido de instrumentos e um modo expert com controles dedicados. O UVI Workstation dispõe de um arpegiador dedicado, sistema de busaca melhorado e funciona à 64-Bit. Conta com possibilidade de criar partes ilimitadas, e dispõe de funções de time-stretch avançadas.
Nos patches podemos agregar qualquer tipo de efeito, delay, reverb de convolução, phaser, chorus, equalizador, filtro, drive, distorção, compressor, entre outros. Também podemos adicionar cadeias de efeitos ilimitadas.

NextWindow apresenta sua tecnologia touchscreen dedicada à música

NextWindow,  empresa especializada em telas touchscreen -subsidiária da SMART Technologies-, publicou um vídeo em que mostra o uso desta tecnologia em apps musicais já existentes, como o FL Studio, ou Cakewalk Studio Instruments.
A NextWindow oferece três produtos: DesktopTouch, ProfileTouch e OverlayTouch, cobrindo tamanhos de tela de 17" à 65". A tecnologia consiste em sensores óticos localizados nas bordas, que detectam o movimento de qualquer objeto próximo à tela - ao interromper o raio infra-vermelho.

sábado, 3 de dezembro de 2011

Lemur funcionando em um iPad

A intrigante história de Lemures e iPads continua, e desta vez em vídeo, onde podemos ver o que poderia ser a aplicação oficial do Lemur para iPad, controlando um synth em hardware MeeBlip personalizado por Konkreet Labs.
O vídeo por si só não diz muito, mesmo que tenhamos a certeza é o Lemur o programa que está sendo executado. O iPad que roda o Lemur está conectado através da interface iConnectMIDI em um curioso MeeBlip.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Spotify terá suas próprias aplicações

Daniel Ek -CEO da Spotify - está anunciando hoje em Nova York as Spotify Apps, aplicações gratuitas que adicionam diversas funcionalidades a este famoso serviço de música por streaming.
Qualquer um poderá fazer sua própria aplicação em HTML5, graças à API que foi colocada à disposição dos desenvolvedores. No entanto, estas aplicações terão que ser aprovadas pela Spotify.
Já foram anunciadas algumas apps de primeiras marcas, como as da Rolling Stone e da Last.fm. Outras como a TuneWiki permitirão obter letras de músicas; Moodagent, por sua parte, seleciona música dependendo da sua vontade. As apps funcionarão em todas as modalidades da Spotify (de pago à gratuita).
As Spotify Apps ainda não estão disponíveis, mas logo estarão no site no menu lateral esquerdo da Spotify.