titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Steinberg RND Portico

Para todos foi uma surpresa muito grande que a Yamaha chegou a um acordo com a Rupert Neve Designers para modelar o equalizador Portico 5033 e o compressor Portico 5043. Vamos ver isso mais de perto.
VCM
A tecnologia de modelagem de circuitos VCM vem se aproximando do grande público a algum tempo, principalmente nas mesas de mixagem digital da Yamaha. Com a cooperação entre o departamento R&D da Yamaha, dirigido por Toshifumi ‘Dr K’ Kunimoto e a Steinberg, pela primeira vez temos o contato em forma de software de dois grandes produtos do catálogo da RND.
Neve
Com seus 85 anos, Mr Neve vem produzindo hardware musical desde o início dos anos 50, mesmo que seus primeiros projetos só tenham chegado ao conhecimento da grande maioria a partir dos anos 60, quando a empresa Neve foi criada. Desde então até nossos dias, a Neve foi vendida e adquirida várias vezes e o nome de Rupert Neve se uniu a projetos na Amek e Focusrite, até que fundou sua empresa novamente em 2005, agora como “Ruper Neve Design”.
Steinberg 5033 EQ
Portico 5033 EQ
É um equalizador solid state de 5 bandas, três delas com Q varável e dois shelving (alto e baixo). As bandas shelving são ajustadas na faixa que vai de 30 a 300 Hz nos graves e de 2,5 a 25 kHz, enquanto que as três bandas centrais vão na faixa de 50 a 400 Hz, 330 a 2500 Hz e 1,8 a 26 kHz, com ajustes de Q de 0,7 a 5 e uma faixa de +-12dB.
A versão software imita a disposição do hardware original, porém adiciona um gráfico onde apresenta a curva de equalização.
A sonoridade do plugin é simplesmente surpreendente. O equalizador se comporta de forma super suave e musical em todas as suas bandas. O projeto original de Neve se caracteriza pela interação entre os ganhos das Q das bandas, o que faz com que o equalizador possua uma sonoridade particular. Especialmente destacando a resposta na equalização das frequências agudas.
Steinberg 5043

Portico 5043 Compressor

Esteticamente é o típico compressor com os clássicos parâmetros: ratio de 1.1:1 até a limitação, umbral de até -50dB, ataque entre 20 ms a 75 ms, decaimento entre 100 ms a 2,5 s e ganho entre -6 dB e +20 dB. Possui indicadores led para o nível de entrada, saída e da redução aplicada. Possui um botão, FB, que seleciona o modo de funcionamento entre “feed-forward” (padrão) e “feedback”. Em “feed-forward”, o compressor detecta o áudio na entrada, atuando de forma mais rápida possível nas alterações de dinâmica. No modo “feedback”, a detecção é feita na saída, o que torna a reação mais lenta e dá um caráter totalmente diferente.
A sensação inicial é que o compressos é muito limpo, nos fazendo lembrar do EMI TG12413, mas quando começamos a fuçar um pouco vemos o verdadeiro potencial e versatilidade, tornando capaz conseguir sons bem limpos, até ajustes de compressão bem extremos.

Software VS Hardware

Tivemos a oportunidade de comparar esses plugins com seus equipamentos originais e a sensação geral foi muito favorável.
O equalizador reage de forma clônica, sendo praticamente indistinguível do original. Afinando muito, algo a destacar é que a primeira versão do software é ligeiramente mais limpa, mas conserva a suavidade e a musicalidade de forma intacta.
Com o compressor acontece algo semelhante: mesmo que a versão digital reaja de forma idêntica, no modo “feedback” notamos menos corpo do que acontece com os transformadores da versão em hardware, consequentemente, definimos como uma versão mais limpa do compressor.

Conclusões

Sem dúvidas, a Yamaha e a Steinberg fizeram um grande trabalho com estes dois plugins, talvez em dois dos melhores até hoje disponíveis. O equalizador é realmente um dos melhores, sendo muito difícil distingui-lo do hardware nos ajustes mais comuns de ganho (abaixo de +6 dB). Acima desse valor, a versão analógica tende a apresentar mais caráter. O que falta realmente é um analisador de espectro, algo que o tornaria perfeito.
Quanto ao compressor é mais uma escolha pessoal. Com muita compressão, demonstra um bom caráter, tornando-o adequado para bateria ou compressão paralela. Com valores mais moderados ele fica muito limpo e delicado.
A única grande desvantagem é o seu preço, muito alto com relação à média. Mas neste caso, a alta qualidade da emulação, e consumo de CPU muito limitado, pode sim justificar sua compra.
Disponível em versões VST3, VST2.4 e AU para mac e PC. Requer uma chave USB-eLicensers para funcionar.
Prós
- Emulação quase perfeita do hardware Neve.
- Estável e bem rápido.
- O equalizador, por méritos próprios, é um dos melhores disponíveis no mercado.
- O compressor pode ser tão suave ou tão bruto como se desejar, mantendo-se sempre transparente.
- O compressor possui dois modos de detecção.
Contras
- Preço ainda muito alto para o tipo de software que são.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.