titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Zynaptiq PitchMap, processamento de pitch polifônico em tempo real

PitchMap
A Zynaptiq é uma nova empresa que chega anunciando um novo plugin que seguramente dará o que falar, já que, igualmente ao controverso Melodyne DNA (2008), permite manipular a afinação individual de cada nota pertencente a uma gravação polifônica. E mais: em tempo real.
O efeito recebe o nome de PitchMap, devido a ser baseado na tecnologia MAP (Mixed-Signal Audio Processing), que permite retirar as notas individuais de uma gravação, incluindo seus harmônicos e transientes. Essa tecnologia vem acompanhada de várias implementações como o Pitch Mapping que permite manipular notas de forma individual e alterar sua afinação.
A isso se soma um modo especial chamado Natural Mode, que permite reconhecer quando o material é uma voz humana, oferecendo assim um processamento diferente, de acordo com seus desenvolvedores, "mais natural". Isto se consegue graças a que grande parte do PitchMap está baseado em modelagem do cérebro e ouvidos humanos, fazendo uso de algoritmos inteligentes capazes de interpretar de forma única o material analisado pelo software.
A seleção e variação de pitch é feita em tempo real, e permite várias opções de controle, desde botões deslizantes na interface gráfica, até controles macro ou possibilidade de mapear controladores MIDI para configurar de forma dedicada a faixa de notas. Outras funções interessantes incluem um sistema de presets que permite escolher até 8 8 snapshots de forma rápida, e um controle chamado "Electrify" que adiciona um certo grau de erro no processamento, algo novo.
Por enquanto está disponível somente no formato AudioUnit (64-Bit), mais à frente teremos versões VST e AAX disponíveis tanto para Windows como para Mac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.