titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

D16 Group atualiza seus produtos e adiciona suporte a 64 Bits

As séries Classic Boxes e Silver Line de D16 Group foram atualizadas com algumas melhorias e suporte a 64 Bits para Windows e Mac.
Tanto a série Classic Boxes (Drumazon, Phoscyon, Nithonat e Nepheton) como a série Silver Line (Devastor, Fazortan, Decimort, Redoptor, Toraverb e Syntorus) tiveram atualizações de manutenção com algumas melhorias menores e com novo suporte a 64 Bits para Mac e Windows.
Deve-se considerar que esta nova atualização, no caso da versão para Mac, requer OS X 10.6 (Snow Leopard) em diante. As atualizações estão disponíveis no site da D16 Group.

Sequoia 12

Sequoia 12
O novo Sequoia 12 da Magix chega com ferramentas de edição como MuSuyC (multi-sincronismo), medição loudness acorde com EBU R128, editor de Crossfade, edição fonte/destino e edição profissional em 4 pontos.
O Sequoia 12 estará disponível a partir de 7 de março.

LinPlug CronoX 4

LinPlug apresenta a interface de usuário da próxima versão do CronoX, a 4, e atualiza o Albino, o Alpha e a atual versão do CronoX.
O CronoX, atualmente na versão 3, é o sintetizador deste fabricante do qual se espera a versão 4 agora para este verão (hemisfério norte). Por enquanto só temos acesso ao aspecto que ela terá. Este novo design responde aos pedidos de muitos usuários que preferiam a antiga interface que o instrumento tinha.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O Novo Modo de Interpretação do FL Studio

A Image Line publicou um vídeo com o novo modo "Performance" da próxima versão do FL Studio.
Como vemos no vídeo, o software ainda está na fase Alpha, mas já podemos apreciar as diferenças, as muitas opções que estarão disponíveis no novo modo "Performance" da próxima versão do FL Studio.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Yamaha Cloud Audio Recorder para iOS

Yamaha está lançando uma nova aplicação para os dispositivos iOS. Cloud Audio Recorder,  voltada para gravação de áudio via Wi-Fi entre um Yamaha Motif XF e algum dos dispositivos móveis da Apple.
Cloud Audio Recorder permite gravar o áudio gerado pelo instrumento -Yamaha Motif XF - de forma inalâmbrica em um dispositivo iOS -iPhone, iPad, iPod Touch- e além disso possui algumas funções de edição básicas como normalização ou ferramenta de recorte. Também permite exportar áudio para outras aplicações do dispositivo e compartilhar as gravações via SoundClound.
A duração máxima de cada arquivo gravado é de 30 minutos (com resolução de 16bits e taxa de amostragem de /44.1KHz), requer a versão V.130 ou posterior do Motif XF.
Mais informação | App Store

MaxSynths Latte, sintetizador vintage para Windows


Latte é a nova criação da MaxSynths, um sintetizador inspirado em instrumentos vintage, com uma sonoridade mais que interessante e com versão gratuita completamente funcional.
O panorama de softwares gratuitos para Windows está muito tentador nestes últimos dias, tenho que admitir isso. O último que encontrei é o Latte, um sintetizador de emulação analógica, cuja sonoridade está inspirada nos velhos sintetizadores do passado, de acordo com Massimo Bosco, o seu desenvolvedor.

Midi Fighter 3D

MIDI Fighter 3D
Midi Fighter 3D é um controlador da DJ Techtools com 16 botões arcade RGB que oferece tracking em três dimensões de seu movimento no espaço.
Características
  • 16 botões arcade RGB personalizáveis.
  • 4 bancos de controles.
  • 6 botões laterais (mais à frente chegará uma correia de mão para sustentar o dispositivo e tocar os botões laterais ao mesmo tempo, como uma guitarra).
  • Tracking de movimiento 3D con cinco grados de movimiento.
  • 68 mensagens CC.
Sobre a precisão do tracking 3D, a DJTechTools diz: "a faixa de cada movimento sempre é absoluta e segura, dessa forma sempre poderá ser encontrado um valor através da memória muscular. Os valores e qualidade dos dados não têm precedentes".

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Wave Alchemy SFX Collection 02


SFX Collection 02 é uma biblioteca de samples lançada pela Wave Alchemy repleta de impactos, efeitos sonoros, transições e mais material sonoro para Kontakt, Halion, EXS24, SFZ ou Ableton Live.
Com 824 samples -24 bits- distribuídos em 11 categorias -Impacts, Cinematic Slams, Cymbal FX, Noise Tools, Uplifters, Downshifters, Risers & Falls, Soundscapes & Ambience, Synth Impacts & Stabs, Twisted Transition FX e Analog Synth FX-, SFX Collection 02 contém 2,1 Gb de material sonoro orientado a compositores de trilhas sonoras de videogames, desenvolvedores de sons ou produtores que queria aportar novos sons em seus trabalhos.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Sound Magic Neo Dynamic para Windows

O Neo Dynamic da Sound Magic concentra 10 processadores de dinâmica - compressores e limitadores - em um único plug-in VST para Windows que esconde algumas funcionalidades extra.
Um novo conceito na tecnologia de processamento dinâmico que difere dos processadores habituais graças à variedade de registros que permite conseguir, a sua facilidade de uso e ao fato de que a estrutura do Neo Dynamic se assemelha mais a de um sampler do que outros compressores/limiters.

Swar Systems Swar Studio

Swar Studio é uma nova DAW desenvolvida pela Swar Systems voltada para criações de composições com sabor "Bollywood".
O Swar Studio não é uma biblioteca, não é um instrumento virtual, é uma DAW completa autosuficiente que aloja o básico que se pode esperar em uma estação de áudio digital. Trilhas de áudio, trilhas MIDI, instrumentos virtuais integrados, suporte para efeitos VST e Audio Unit, editor piano roll e assim até completar sua lista de especificações.

Recriando o Phonogene no Max

Além das surpreendentes possibilidades sonoras que surgiram a partir da música concreta, estas vieram acompanhadas de interessantes desenvolvimentos em máquinas e ferramentas voltadas à controlar o som, começando com o denominado phonogene, agora recriando em Max/MSP.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MIDITRIBE I/O, incorporando entrada e saída MIDI no Monotribe

MIDITRIBE
A empresa brasileira Amazing Machines acaba de lançar um dispositivo chamado MIDITRIBE I/O, que incorpora MIDI completo no Monotribe da Korg.
Tá certo que não é de agora que se vem fazendo alterações na maquininha da Korg, inclusive a própria Korg liberou oficialmente o esquema do instrumento, o MIDITRIBE simplifica o processo de modificação e além disso, oferece funções adicionais incluindo:
  • Saída MIDI com MIDI clock e possibilidade de utilizar a parte de synth como arpegiador de acordo com a informação de pitch do sequenciador interno, além de enviar informação de trigger desde o sequenciados das partes rítmicas, ambos por canais MIDI independentes (1 - 10)

TubeOhm Instruments lança Alpha-Ray, um sintetizador gratuito para Windows

Para celebrar seus primeiro cinco anos de atividade, a TubeOhm está lançando o Alpha-Ray, um sintetizador analógico virtual para Windows, e melhor: gratuito.
O Alpha-Ray é composto de dois osciladores + sub-oscilador com capacidade para gerar 10 vozes de polifonia, 3 LFO's, 3 filtros, OSC FM e OSC SYNC entre os osciladores 1-2, overdrive polifônico, portamento automático, aftertouch endereçável à diversos parâmetros e algumas funções adicionais.
Além disso, o Alpha-Ray traz consigo uma seção avançada de efeitos com overdrive, chorus, delay y reverb. A seção de efeitos está disponível na versão de download, mas os ajustes não podem ser salvos sem o desbloqueio dessa funcionalidade.
Alpha-Ray está disponível no site da TubeOhm.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Pulse Controller converte qualquer superfície em um controlador MIDI

Pulse Controller é um sistema constituído por um microfone piezzo de contato e um software dedicado que permite utilizar qualquer superfície como controlador MIDI.
Esse sistema não é novidade, faz algumas semanas que falamos do Mogees, que apesar de estar ainda em desenvolvimento, faz mais ou menos o que o Pulse Controller faz. A diferença é que o Pulse Controller já está pronto e disponível.
Por um lado, o microfone se encarrega de capturar as frequências ocasionadas pelos impactos na superfície e por outro lado, o programa as interpreta e as converte em informação MIDI compatível com o instrumento.

InPhase, o novo plugin da Waves

InPhase
Enquanto estamos na espera dos emuladores de cor das consoles analógicas que foram vistas na NAMM, a Waves está anunciando um novo plugin em seu catálogo, definido por seus criadores como "a ferramenta definitiva para correção e manipulação de fase".
Os problemas costumam ocorrer em qualquer parte do processo, desde a gravação até a masterização, passando pela mixagem. Por isso é importante dispor de ferramentas dedicadas a corrigir ou controlar tais fenômenos. O InPhase, como é chamada essa ferramenta, conta com ferramentas dedicadas para esta tarefa, possuindo dois visualizadores, um para cada canal, onde se pode observar as formas de onda em alta resolução.
Os filtros encarregados de realizar a inversão de fase contam com frequência e Q ajustáveis, além de um medidor de correlação que informa se o material está fora ou não de fase. O alinhamento das ondas se consegue manualmente ou através de um controle de delay dedicado. O plugin dispõe de uma entrada sidechain e uma versão LT simplificada e orientada à usos de efeito, indo mais além de corrigir.
Demo disponível para download: Waves.

G-Sonique lança Mid-Side Envelope follower FX multi-filter+ para Windows

Mid-Side Envelope follower FX multi-filter+ de G-Sonic é um filtro duplo multimodo em formato VST compatível com Windows descrito por seu fabricante como uma potente ferramenta criativa.
Talvez seja o plugin com o nome mais extenso. Mas o importante é que se trata de um efeito de filtragem avançado com dois filtros independentes - Mid y Side -, 9 tipos de filtro para cada processador, controle do nível de sinal, gerador de envelope e LFO com quatro formas de onda também independentes para cada parte. Além disso, a seção Mid possui um modulador em anel e a seção Side um efeito de distorção analógica.
Mid-Side Envelope follower FX multi-filter+ está disponível no site da G-Sonic em formtato VST e somente é compatível com Windows.
Características:
  • Seções Mid -Mono- e Side -Stereo-
  • Filtro multimodo com 9 tipos de filtro para cada uma das seções Mid e Side
  • Gerador de envelope - envelope follower- independente para cada seção
  • Controle de nível e LFO com 4 formas de ondas também independentes
  • Modulador em anel para a seção Mid
  • Distorção analógica para a seção Side
  • Controle Dry/Wet global
  • Versão Demo disponível no site da G-Sonic
Mais informação | G-Sonic

Amidio Seline Ultimate, interpretação avançada em iPad

Seline Ultimate é um instrumento para iPad desenvolvido pela Amidio Inc. com uma importante lista de ferramentas de interpretação.
A segunda versão do Seline, se apŕesenta com muitas e boas novidades com relação à aplicação original e foi convertida numa ferramenta a ser bem considerada pelos músicos.
O Seline, independentemente de sua versão, é um instrumento para iPad com uma interface ergonômica desenhada para facilitar a interpretação graças à seu seletor de escalas e a distribuição das notas que também inclui outros mecanismos para potenciar as opções da dita interpretação. Por exemplo, cada uma das teclas reconhece certos movimentos realizados uma vez vez pressionadas para variar o volume do som, da tonalidade e filtro, ou das zonas de variação globais, independente dos controles de tecla, de onde se pode alterar o pitch e a modulação, entre outras coisas. No vídeo da versão original se explica com mais detalhes as opções que estou me referindo, até agora não encontrei nenhum vídeo da aplicação atualizada.

Cinco novas atualizações da Arturia

Cinco sintetizadores da série V-Collection da Arturia foram atualizados com várias correções em comum e, em alguns casos, com outras mais específicas.
As cinco atualizações são para ARP 2600 V, Minimoog V, Prophet V, Moog Modular V e CS-80 V. Elas ampliam a compatibilidade dos sintetizadores mencionados na hora de serem editados através do Analog Laboratory, melhoram a velocidade de resposta da interface de usuário no Mac OS X e corrigem certos problemas que os usuários tinha ao exportar presets.
Por outro lado, alguns instrumentos tiveram melhorias específicas, como o CS-80V que não suportava retrocompatibilidade com sua versão 2 em projetos do Logic e agora o Moog Modular V melhora o comportamento na hora de redimensionar sua tela dentro do Pro Tools em sistemas Mac OS X.

Sugar Bytes Cyclop


O Cyclop será o próximo sintetizador da Sugar Bytes e seu desenvolvedor o descreve como "um monstro monofônico armado até os dentes".
Apenas me atrevo a tentar traduzir a descrição que a Sugar Bytes faz do Cyclop, um novo sintetizador virtual que estará no mercado daqui a um mês. 
Com relação às especificações, temos: 10 filtros, sequenciador para efeitos, transformador vocal, morphing, processador de feedback, 3 overdrives, sampler integrado que inclui uma função como synth de wavetable e um gerador avançado de "wobble".
O Cyclop é capaz de gerar essas "escalabrosas sincronias analógica" ou esses "brutais sons FM" de que tanto nos falam a Sugar Bytes. 
Mais informação | Sugar Bytes

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Stutter Randomizer, utilitário interessante para Mac

Stutter Randomizer é uma ferramenta para Mac desenvolvida por Rishabh Rajan que permite interatuar com samples de áudio e alterá-los através de diversos processos mediante o teclado do computador.
Nos fóruns da KVR apareceu um utilitário para alterar áudio em tempo real utilizando unicamente o teclado do computador. O Stutter Randomizer possui pitch shifting, reverse, filtro e outros processos. No vídeo acima podemos ver com mais detalhes as capacidades desta aplicação.
Stutter Randomizer pode ser baixado de forma gratuito aqui e é compatível somente com Mac OS X.
Mais informação | Rishabh Rajan

MachFive Biosphere, sons de synth para UVI

MachFive Biosphere é uma coleção de sintetizadores sampleados para a plataforma UVI, obtidos a partir do motor de síntese que foi integrado na terceira na terceira versão do sampler da MOTU MachFive. 
No total são 500 presets -2,2 Gb- distribuídos em várias categorias das que ao menos se mencionam 16 -Arp-Rhythm, Atmospheres, Bass-Sub, Bells, Brass-Poly, Choirs, Chords, Composite, Distorted, Keys, Leads, Organ, Pads, Pluck, Sweeps, Synth FX...- e que segundo o fabricante podem se aproveitados em um uma generosa quantidade de estilos como Dubstep, Electro ou Ambient e inclusive se menciona o Rock moderno.
A MachFive Biosphere aproveita muito bem as ferramentas de controle e edição de UVI, o que permite aos usuários criar novos sons facilmente e aumenta as possibilidades do instrumento.
Mais informação | UVISoundSource

Arturia Oberheim SEM V 1.1


A Arturia corrige alguns erros, acrescenta novas funções   e inclui 101 sons novos no Oberheim SEM V na versão 1.1 que acaba de anunciar.
O Oberheim SEM V, a emulação da Arturia do famoso módulo da Oberheim que foi apresentada no final do ano passado já possui uma nova versão, a 1.1, com as seguintes melhorias e correções:
  • Gestão de presets melhorada
  • Novo parâmetro polifonia para limitar a polifonia do instrumento
  • Dois novos modos para o módulo "8-voice programmer": "Forward Retrigg" e "Reassign"
  • O pedal Sustain funciona em todos os sistemas
  • 101 novos sons de diferentes desenvolvedores
  • Melhorias do rendimento em todas as DAW's, especialmente no Logic e no Pro Tools
O Oberheim SEM V 1.1 está disponível no site da Arturia como download gratuito para os usuários registrados.
Mais informação | Arturia

A plataforma Synth Core B


Synth Core B
Já dei informação sobre a placa de desenvolvimento de synths e controladores em que venho trabalhando já a algum tempo: a Synth Core B (www.tolaemon.com/scoreb). Passei os últimos meses ajustando alguns detralhes do firmware, terminando a web, e decidindo alguns detalhes da licença. Bom, agora posso dizer que o projeto já pode ser mostrado ao público. Tudo está ainda um pouco verde e tenho que fazer ainda muita coisa, mas já existe informação e recursos suficientes para começar a fazer as coisas com ela.
A plataforma Synth Core B é um conjunto hardware-software que oferece os recursos básicos necessários para criar sintetizadores ou controladores, e inicialmente, está voltada para desenvolvedores  com conhecimentos de programação em C y com noções básicas de eletrônica. O objetivo é proporcionar a estes a base necessária para que possam ter um início na implementação das funcionalidades de mais alto nível e evitar a tediosa tarefa de desenvolver a eletrônica principal, os drivers e APIs para controlá-la. Digo "inicialmente" porque, a meio prazo, eu gostaria de incorporar algum intérprete de linguagem de alto nível (tipo BASIC) para que os menos iniciados em programação também possam brincar um pouqunho.

Dark Pressure, uma nova expansão para NI Maschine


A Native Instruments acaba de anunciar a Dark Pressure, o último membro da família de expansões para Maschine.
A Dark Pressure é a quarta expansão de kits e instrumentos que a NI  apresenta para a Maschine, desta vez com uma sonoridade mais voltada ao minimal e para a tech-house e com a inclusão de 64 loops.
Esta expansão foi criada em colaboração com a Loopmasters e com o DJ e produtor Steve Lawler e segundo diz a Native Instruments foi projetada com a intenção de acrescentar às produções dos seus usuários toda a potência que uma pista de dança exige.

Noizekontrol e Noizedrumz Vol. 2

A Noizefield lançou o Noizekontrol, uma aplicação completa e gratuita para controlar o Cubase através do TouchOSC e a algum tempo atrás apresentou a Noizedrumz Vol.2, uma bilbioteca de samples de percussão para Kontakt e Maschine.
A Noizekontrol é compatível com a plataforma de controle TouchOSC personalizada - a partir de um modelo da hexler - que permite controlar e modificar vários softwares da Steinberg, tais como seleção de trilha, volumes, mutes, soos, envios, automações ou um controle preciso de equalização para cada canal, entre outras coisas.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

MuLab 4.0

MuLab 4
A MuTools acaba de lançar a quarta versão do MuLab, uma DAW baseada num sistema modular que agora oferece funções ampliadas e melhoradas.
Desde versões anteriores uma das características mais destacadas desta DAW é o seu sistema modular. Agora ele está bem mais otimizado, oferecendo um melhor fluxo de trabalho, novas funções, e novos módulos de instrumentos, efeitos e ferramentas, incluindo o novo synth MuSynth e o módulo de baterias MuDrum, ambos com opções de edição pelo usuário. Também se oferece uma boa dose de ferramentas de modulação com os módulos Super Modulator e novos emissores de mensagens MIDI, um efeito de distorsão, módulo de eventos de delay, entre outros.

Sonokinetic Vivace, uma biblioteca de interpretações e samples orquestrais

Vivace é uma nova biblioteca de samples para Kontakt 5 e Kontakt Player 5 da Sonokinetic e vem repleta de patterns, interpretações e efeitos orquestrais.
A oferta de bibliotecas orquestrais continua aumentando e raro é a semana em que algum fabricante não lança algo relacionado a esse campo. A Vivace da Sonokinetic está focada nas texturas, nos efeitos e nos patterns orquestrais abrigando em seu interior quase 34.000 samples - duplicados devido aos formatos 16 e 24 bits- que cobrem uma ampla faixa de estilos, interpretações, e articulações com controle detalhado de tempo e de tonalidade em que são reproduzidos.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cosmosƒ, uma aproximação avançada à síntese estocástica

Sinan Bökesoy acaba de lançar o Cosmosƒ, uma aplicação dedicada à síntese estocástica, e uma das poucas a realizar certas funções dedicadas a este tipo de processamento sonoro.
A síntese estocástica foi fundamentada por Iannis Xenakis a partir do que chamou música estocástica definida por ele como "música construída baseada no princípio da indeterminação". Apesar da síntese em questão ter sido explorada por diversos compositores e tecnólogos, ainda que as formas de acesso aos algoritmos baseados em seu conceito sejam poucas e principalmente se tenha podido acessar métodos através da implementação de modelos em aplicações como o SuperCollider, Pd, Max/MSP e até certas aproximações ao conceito no Reaktor. O primeiro programa dedicado a este método de síntese se chamou GENDY, criado por Xenakis:

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Steinberg Padshop

O Steinberg Padshop, é um synth granular voltado à criação de sons de pad. O novo membro da família de instrumentos virtuais do fabricante alemão. 
Se a memória não me falha, faz tempo que a Steinberg não lançava um sintetizador que fosse somente um sintetizador. Nos últimos anos foram comercializados outros instrumentos como o Halion Sonic, que apesar de possuir um motor de síntese, também possui um rompler baseado em samples e a própria Steinberg o apresenta como uma Workstation.

Cluster Sound FX Drooms para Ableton Live

A Cluster Sound lança a FX Drooms, uma biblioteca de percussão preparada para Ableton Live que possui mais de 5000 samples e 24 layers de efeitos.
A FX Drooms é uma biblioteca de sons de percussão desenvolvida para Ableton Live organizada em 13 categorias: Congas, Bongos, Djembe, Metals, Woods, Toms, Mixed, Ethnics, Snares, Kicks, Shakers, Low Percs e Clanks. No total 5400 samples, 312 racks e 312 clips que cobrem um amplo espectro de estilos eletrônicos, de acordo com seus responsáveis.

TL Audio fecha as portas

TL Audio
Depois de 22 anos na indústria do áudio profissional, a TL Audio Ltd, está encerrando suas atividades. O fechamento da fábrica que fornecia um catálogo completo de equipamentos analógicos e a demora na mudança para um novo catálogo foi um dos fatores determinantes que contribuiu para aumentar a pressão financeira, o que levou ao encerramento das atividades. O fundador da TL AudioTony Larking, comenta: "Obviamente estamos decepcionados, mas creio que exista um futuro para a marca TL Audio e esperamos que estes produtos estejam disponíveis mais à frente". Vida Longa à Válvula!!!