titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 29 de junho de 2012

DB Tecnologia Acústica lança line-array e gerenciadores de áudio

O  AL1262 consiste em um sistema de Line Array de 3 vias  configurados em duas vias –Mid Bass e Mid High. Na via Mid Bass temos o falante de 12’’  e  a  segunda via consiste em  2 falantes 6,5’’ e driver processados internamente com correção de delay,fase,peq’s. Os Alto Falantes de 6,5’’ estão acoplados em uma exclusiva guia de ondas onde ganharam , timbre diferenciado, Spl altíssimo  e  abertura horizontal de 140º.  Sua Carcaça é produzida com chapa naval de 18mm com reforços internos , alças embutidas e pintura texturizada PU, ferragens em aço carbono revestidos com tinta epoxi. Todos os trandutores são com avançados diferenciais tecnologicos e imã de neodímio, baixo peso e alto rendimento.


Foi projetada para oferecer alta qualidade sonora com alto nível de SPL para uma variedade  de aplicações,  incluindo  Teatros, Arenas, estadios de futebol, sonorizações ao ar livre.




quarta-feira, 27 de junho de 2012

SENNHEISER APRESENTOU PROTÓTIPO DE MICROFONE COM TECNOLOGIA AVB NA INFOCOMM 2012

Marca também anunciou aplicativos gratuitos para sistemas de conferência




Microfone ADN da Sennheiser (Divulgação) A Sennheiser aproveitou sua participação na Infocomm 2012, que aconteceu entre os dias 9 e 15 de junho em Las Vegas, Estados Unidos, para apresentar o protótipo do primeiro microfone que utiliza a tecnologia Audio Video Bridging (AVB). Fruto de pesquisa desenvolvida pela empresa, o equipamento possibilita a transmissão de áudio via rede digital Ethernet.

"Estamos convencidos de que o AVB terá um papel importante no futuro. Por isso, estamos satisfeitos por poder mostrá-lo na feira desse ano", comemora o gerente de produto da Sennheiser, Kai Tossing. A marca alemã tem como objetivo posicionar o AVB como tecnologia de alto padrão para equipamentos de áudio e vídeo, como microfones, autofalantes, notebooks e projetores.

Além deste novo sistema, a Sennheiser também lançou equipamentos para sistema de áudio-guia e de audioconferência digital Audio Distribution Network (ADN). Com design moderno, adaptável a diferentes salas de conferência e número de participantes, o sistema ADN oferece configuração intuitiva e controle através do menu que integra o software aos aplicativos lançados.

Entre os produtos apresentados pela marca na Infocomm 2012, está o Tourguide 1039, um sistema para áudio-guias, equipamentos de tradução simultânea e de escuta de apoio. A Seinnheiser também anunciou a atualização de firmware, para usuários que adquiriram o sistema ADN antes de novembro de 2011, que está disponível gratuitamente no site

Outros destaques foram os lançamentos do controle ADN com módulo ADN Creston, que permite que usuários Crestron tenham acesso às funcionalidades do ADN, do aplicativo que permite que o ADN possa ser controlado via iPad e iPhone e do módulo de software para controle de mídia, ADN Crestron Module, que otimiza o controle das funções do ADN, facilitando a operação.




segunda-feira, 25 de junho de 2012

STAGEDRIVE+ - novo gerenciador de sistemas da Alto

 (Divulgação)O STAGEDRIVE+ é um gerenciador de sistemas que oferece crossover de 3 vias em estéreo ou de 3, 4, 5 ou 6 vias em mono, com distribuição para seis saídas. Ele possibilita o controle de sistemas de diferentes portes e configurações e é otimizado para operar com as caixas da série de line arrays da Alto. O controle do gerenciador pode ser efetuado por meio de um computador ou via MIDI. Ele já vem com 10 configurações pré-programadas, e permite armazenar até 64 configurações do usuário na memória interna e até 128 em um cartão de memória. A monitoração de cada canal é facilitada pelos LEDs individuais e pelo visor de LCD, mesmo em locais escuros.


O ajuste de fase pode ser feito em passos de 5° até 360° e os filtros de crossover são do tipo Bessel, Butterworth ou Linkwitz/Riley, com até 48 dB por oitava. Cada canal inclui um noise gate no estágio de entrada e um limiter no estágio de saída, assim como EQ paramétrico e delay para alinhamento (até 2621 ms na entrada e até 291 ms na saída). Os conversores A/D e D/A oferecem 117 dB de relação sinal ruído e o gerenciador também dispõe de entrada digital estéreo AES/EBU.



Fonte original: Alto

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Com simples fotos, programa reconstrói instantaneamente ambientes em 3D


Pesquisadores do Tokyo Institute of Technology estão trabalhando em um software capaz de reconstruir ambientes 3D rapidamente com base em imagens comuns. O procedimento inova ao não exigir equipamentos especiais.
Com uma simples câmera digital munida de cartão wireless Eye-Fi (para transferir as fotos), é possível executar de forma praticamente instantânea a reconstrução do ambiente original, mesmo à distância.
software (Foto: software)Software que gera ambiente em 3D a partir de fotos está em desenvolvimento (Foto:Reprodução)
O resultado é possível por causa da técnica SfM (Structure from Motion) que estima a forma de objetos a partir de várias fotos da mesma cena. Para reproduzir os dados 3D de maneira eficiente, o método identifica os pontos com características similares entre duas imagens e faz a junção entre eles, recriando o cenário.
“O sistema que estamos apresentando ainda está em fase inicial, mas pretendemos desenvolvê-lo ainda mais, para que ele possa lidar com superfícies online e não apenas pontos”, concluiu Torii. 
O professor assistente Akihito Torii, do Tokyo Tech, sugere a realização de fotos aéreas como uma das possíveis aplicações para o software. Com o recurso, o piloto não precisaria pousar, verificar as imagens e então retornar para fazer novas fotos se necessário. Ele poderia enviá-las durante o próprio voo, conferir os resultados online e fazer as fotos complementares no mesmo instante.






Fonte original: PetaPixel



Produtor musical dá dicas para desenvolver audição objetiva

Stephen Webber (Divulgação)Não é incomum que, depois de escutar tantas vezes a mesma faixa, o "ouvido" se acostume com ela. Para músicos e produtores musicais, este pode ser um problema. Stephen Webber é instrutor do curso Berklee de produção musical online e, nesta entrevista, fala sobre os perigos causados por essa capacidade de adaptação do ser humano.

Webber explica que a melhor forma de driblar este tipo de adaptação é treinar para que se tenha uma audição objetiva daquilo que se está produzindo ou compondo (e, logo, ouvindo muitas vezes).

O instrutor conta que, quando deixou de ser um produtor musical para se tornar um profissional que falava sobre isso, ele conversou com profissionais bem sucedidos na área. "Uma coisa que eu percebi foi essa importância que essas caras davam ao 'ouvir' e o desenvolvimento de uma maneira de ouvir objetivamente".

Webber aproveita para dar dicas de se alcançar a audição objetiva. Primeiro, ele afirma a distância é algo positivo: "Fique o máximo de tempo que puder sem ouvir o material. Se você está no meio do álbum, esse intervalo pode durar algumas horas, alguns dias, ou uma ou duas semanas. Eu sempre tento dar um intervalo entre a gravação e a mixagem". 

A segunda dica parece mais simples: desligar o telefone. Para ele, as formas de distração oferecidas pela tecnologia são tantas que o ideal é elevar o ato de ouvir, concentrando-se apenas na música. "Você relaxa a mente, desliga essas distrações, respira fundo e ouve aquela faixa do início ao fim".







quarta-feira, 20 de junho de 2012

UNVEIL - NOVO PLUG-IN TIRAR REVERB DA GRAVAÇÃO

 (Divulgação)O UNVEIL é um plug-in de "desmixagem" em tempo real que permite atenuar ou reforçar os componentes de reverberação existentes em um sinal mixado ou em material mono, além de poder alterar as características do reverb. Além disto, o UNVEIL permite destacar determinadas características de uma gravação, trazendo um determinado instrumento para a frente ou movendo -o para trás, atenuando ou realçando a percepção dos componentes do sinal menos importantes. Usando a tecnologia de inteligência artificial MAP (Mixed-Signal Audio Processing), o plug-in também ajuda a remover reverberação indejesada em diálogos e gravações externas, "secar" o conteúdo de gravações antigas onde haja muita reverberação e limpar a ambiência de sons naturais captados para uso em sonoplastia.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Solução da Bose para as limitações de caixas convencionais e line arrays

 (Divulgação)A proposta da nova linha de caixas RoomMatch, da Bose, é produzir qualidade sonora em instalações fixas de locais de qualquer tamanho, formato e características acústicas. Graças à tecnologia desenvolvida pela empresa, as caixas RoomMatch oferecem uma escalabilidade que permite que sejam usadas tanto individualmente, com nível de pressão sonora modesto e pouco controle de cobertura, como também combinando várias caixas para formar um conjunto com diretividade progressiva para produzir bastante SPL com cobertura totalmente controlada. 

De acordo com a Bose, a série permite superar as limitações encontradas tanto nos projetos com sistemas de line array quanto nos de caixas convencionais. Os módulos RoomMatch formam uma nova classe de arranjo curvilíneo que possibilita alta qualidade de áudio com um equilíbrio tonal consistente entre frente e fundo e de um lado a outro.

A linha oferece 15 modelos, combinando diferentes ângulos de cobertura horizontal (55, 70, 90 e 120 graus) e vertical (5, 10, 20, 40 e 60 graus). Todas as caixas são passivas, de duas vias, e suportam uma potência contínua de 500W nas baixas frequências (2000W de pico) e 150W nas altas (600W de pico). O design do guia de ondas permite a soma dos seis drivers sem interferência acústica.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saiba como criar uma máquina virtual para rodar vários sistemas operacionais diferentes


Número de passos: 6
Nível: Intermediário
Software necessário: VirtualBox
Para quem testa muitos sistemas operacionais, como versões beta do Windows ou distribuições GNU/Linux, uma boa opção é utilizar um software para simular (ou virtualizar) um computador.
VirtualBox, da Oracle, é uma ótima opção para esta tarefa. O software cria, gerencia e executa máquinas virtuais dentro do Windows, Linux, Solaris ou Mac OS X. Um dos pontos fortes de utilizá-lo é o fato de o programa ser opensource e gratuito, tanto para uso pessoal quanto para empresas.
Oracle VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Oracle VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
Passo 1. Baixe o VirtualBox e instale-o no seu computador. Tenha em mente que, ao instalar o software, o instalador desativará temporariamente a sua placa de rede, logo, salve tudo o que estiver fazendo para não ter problemas;
Passo 2. Na tela principal do programa, clique em "Novo" para criar sua primeira máquina virtual. Entre com o nome que você deseja chamá-la. O ideal é inserir o nome do sistema operacional utilizado na máquina virtual, para facilitar a identificação. Se necessário, selecione manualmente o tipo de sistema operacional e avance;
Passo 3. Configure a memória disponível para a máquina virtual. Evite utilizar muita memória, pois isso pode deixar a sua máquina física lenta (o sistema operacional onde você instalou o VirtualBox). Por outro lado, se você reservar pouca memória, terá problemas para utilizar a máquina virtual, que talvez nem inicializará;
Passo 4. É hora de criar um disco rígido virtual. Não se preocupe muito com o tamanho: na configuração padrão, o disco virtual aumentará fisicamente quando a máquina virtual precisar de mais recursos. Portanto, se você não tem espaço suficiente no seu disco rígido, pode utilizar um valor alto e depois liberar espaço no seu disco físico;
Passo 5. Inicie a máquina virtual recém criada. O “Assistente de Primeira Execução” do VirtualBox entrará em ação. Selecione um arquivo de imagem de CD (como os arquivos *.iso de distribuições Linux) ou utilize o seu próprio drive físico para a mídia de instalação do sistema operacional;
Ubuntu sendo virtualizado no Windows 7 pelo VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Higa)Ubuntu sendo virtualizado no Windows 7 pelo VirtualBox (Foto: Reprodução/Paulo Higa)
Passo 6. Finalize o assistente e execute o seu sistema operacional na máquina virtual! Esta é uma boa maneira para testar novos sistemas de maneira rápida. Lembre-se que uma boa quantidade de memória é importante para não sofrer com lentidões no uso do VirtualBox.

iStomp pode simular até 25 pedais com o auxílio de um iPhone


Lá se foi o tempo em que pedal de guitarra só tinha uma única função. Quando se comprava um de delay, ou distorção, era para essas finalidades que eles se prestavam, e nada mais. Mas hoje em dia essa história mudou de figura: a norte-americana Digitech lançou o iStomp na feira de áudio profissional AES Brasil.
Novo pedal iStomp, da Digitech (Foto: Novo pedal iStomp, da Digitech)Novo pedal iStomp, da Digitech (Foto: Novo pedal iStomp, da Digitech)
Em poucas palavras, através de um iPhone, iPad, ou iPod Touch é possível baixar para o pedal até 25 efeitos diferentes. Com um 'smart cable', fornecido juntamente com o produto, o equipamento pode ser ligado aos dispositivos móveis da Apple. Pelo iPhone, basta acessar o Stomp Shop, loja online na qual podem ser adquiridos os “pedais virtuais”. É possível experimentar cada efeito por até cinco minutos. Se você gostar, é só clicar em comprar.
Um fato importante a ser lembrado é que o iStomp já vem de fábrica com os efeitos de delay e overdrive instalados. No vídeo abaixo, é possível ver o iStomp em ação.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Quanta oferece workshop gratuito sobre mixers StudioLive

Mixer StudioLive 24.4.2 (Divulgação)A Quanta convida profissionais da área do áudio para o workshop gratuito StudioLive Day. O evento vai apresentar os mixers StudioLive, produzidos pela PreSonus. Composta por três mesas de som - StudioLive 16.0.2, StudioLive 16.4.2 e StudioLive 24.4.2 - a linha foi premiada por três anos consecutivos na MIPA, premiação promovida pela feira alemã Musikmesse.

O curso passará por quatro cidades, e tem duração de apenas um dia. Em Curitiba, será realizado no dia 18/06, no Quality Hotel Curitiba. Dois dias depois, no dia 20, o workshop acontece em Brasília e, no dia 25, é a vez do Rio de Janeiro receber a aula, no IATEC. O evento termina em Belo Horizonte, no dia 27. 

Em todos as cidades, o StudioLive Day começará às 19h30 e será ministrado por Samuel Homrich. Além de especialista em equipamentos de tecnologia musical, músico, produtor e projetista de instalações de áudio, Homrich é técnico de P.A. e trabalha com Família Lima e Sandy.

Os interessados podem se inscrever no site do StudioLive Day.

Rio de Janeiro terá encontro de produtores musicais


Estúdio Aberto acontece no dia 16 de junho
 (Divulgação)No dia 16 de junho, o Rio de Janeiro recebe o Estúdio Aberto, o primeiro encontro de produtores musicais do Brasil. A ideia do evento é reunir profissionais da área para discutir temas ligados à produção musical. Inspirado em workshops que já acontecem fora do país, o Estúdio Aberto pretende fazer a ligação entre profissionais que procuram aperfeiçoar seus conhecimentos e nomes relevantes do mercado fonográfico, que atuam em grandes produções, ditando tendências na área.

Para isso, foram convidados os produtores Torcuato Mariano e Fernando Moura, e os engenheiros Walter Costa e Ricardo Garcia. Nesta edição de estreia, temas como composição, arranjo, gravação, mixagem e masterização serão divididos entre os palestrantes, que carregam no currículo trabalhos com grandes artistas nacionais - como Djavan, Marisa Monte, Paralamas, Ana Carolina e Arnaldo Antunes - e internacionais, como Chuck Berry e George Martin.

Os interessados em participar do Estúdio Aberto podem fazer sua inscrição no site da Iatec, parceira do evento, que será realizado das 10h às 18h.

Serviço:
Estúdio Aberto
Quando: 16 de junho
Onde: Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro (Rua Pedro I, nº 4 - 2º andar, Praça Tiradentes - Centro)
Valor: R$200,00
Informações: atendimento@overdubbing.com.br

Marca se inspira na sustentabilidade e lança kit de microfone ecologicamente correto


Equipamento usa resíduos de madeira, semente e castanha
Microfone ecologicamente correto (Divulgação)A sustentabilidade é um assunto em alta e, pegando carona nessa onda, a Alô Som lançou um kit de microfone ecologicamente correto. Fabricado com resíduos de madeira, semente seca da Amazônia e castanha do Brasil, o estojo reaproveita recursos naturais e contribui na preservação do meio ambiente. Também são utilizadas madeiras recicladas de reflorestamento, vindas do Polo Industrial de Manaus.

O kit contém um microfone, um suporte de mesa, um extensor e uma case, além de um cabo, que é o único item que não utiliza o material ecologicamente correto. O equipamento serve tanto como microfone de mão quanto de mesa. Posicionado em 45 graus, ele pode ser encaixado a uma base feita da carapaça da castanha do Brasil.

A Alô Som da Amazônia é pioneira na tecnologia de produção de microfones usando resíduos florestais e materiais recicláveis. A iniciativa rendeu o prêmio Finep de Inovação 2009, na categoria Inventor inovador.


Fonte original:  Alô Som

sábado, 9 de junho de 2012

Válvulas podem voltar ao mercado em formato ‘nano’


Uma equipe de engenharia da NASA vem desenvolvendo o que poderá ser uma versão miniaturizada e híbrida das clássicas válvulas a vácuo, tão famosas e vitais em décadas passadas quando o assunto era tecnologia.
Mas usuários e consumidores de artigos tecnológicos que tenham apenas algumas décadas de vida poderão questionar a necessidade do retorno dessas “lâmpadas” incandescentes. Os mais novos, ainda, com certeza se perguntarão: afinal, o que seria uma válvula de vácuo? Vamos explicar o por quê de tanto fascínio por estes componentes.
6L6Válvulas: ainda presentes e com grande potencial (Foto: Reprodução/Mesa Boogie)






A tecnologia
Válvulas termoiônicas são bulbos de vidro (bastante semelhantes à lâmpadas com filamento incandescente) nos quais em seu interior é conseguido o estado de vácuo. Alguns modelos, utilizados em altas potências contém em sua porção interna algum tipo de gás.

AKG lança no Brasil três novos fones da linha On Ear

 (Divulgação)A Harman do Brasil está lançando aqui os fones de ouvido AKG modelos K142, K172 e K272, que são fones profissionais, mas que podem ser usados também em casa, para quem quer ouvir música com qualidade de estúdio. 

O modelo K142 é inspirado no conhecido AKG K141 Studio, favorito de muitos dos melhores músicos do mundo. Possui falantes grandes com diafragma Varimotion para maior sensibilidade e uma faixa dinâmica mais ampla. Por ser bastante resistente, é indicado para uso contínuo, seja em ambientes profissionais como também para audiófilos. Possui impedância de 55 ohms e resposta de frequências de 18 Hz a 24 kHz. 

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nova interface MADI da DSPRO

O DSnake MADI Bridge é o mais novo produto da DSPRO, empresa brasileira que fabrica soluções para conexão digital de áudio multicanal. Ele permite conectar à rede de áudio Ethernet DSPRO qualquer equipamento de áudio que disponha de conexões digitais no padrão MADI. Ele possui patchbay digital integrado, permitindo que qualquer um dos 64 canais MADI seja endereçado para qualquer dos 80 canais da rede Ethernet e vice-versa. 

O MADI (Multichannel Audio Digital Interface ), também conhecido como AES10, é um padrão aberto de transmissão de áudio digital e é utilizado em diversos equipamentos do mercado profissional, incluindo diversos consoles de mixagem. A conexão MADI pode ser feita usando um cabo coaxial (distância de até 200 m) ou cabo de fibra óptica (distâncias de até 2 km). 

O sincronismo entre as duas redes pode ser obtido de forma automática, através de qualquer uma das interfaces de áudio, ou ainda pela entrada de sinal de wordclock externo. Para uma flexibilidade ainda maior da sua aplicação, todos os canais possuem conversores de taxa de amostragem (SRC), que podem ser configurados automaticamente, eliminando qualquer preocupação em relação a sincronia.

O DSnake MADI Bridge possui fonte de alimentação reserva e, assim como todos os produtos da linha Dsnake da DSPRO, também possui interfaces digitais redundantes, garantindo maior confiabilidade.

Especificações:

  • Interfaces digitais MADI: 4 (2 elétricas e 2 ópticas)
  • Interfaces digitais DSPRO: 5
  • Alimentação elétrica: 90 a 250 VAC 50/60Hz
  • Consumo: 35 W
  • Dimensões (L x A x P): 48 x 44 x 29 cm
  • Peso: 2,1 kg








Fonte original: 
DSPRO

terça-feira, 5 de junho de 2012

Novo sistema da SSL para gravação multicanal ao vivo

 (Divulgação)O SSL Live-Recorder é uma solução para gravação multicanal, indicado para shows, captação externa para cinema e TV e unidades móveis, podendo ser conectado via MADI óptico a consoles de mixagem digitais, roteadores de broadcast e outros sistemas de distribuição de áudio (Riedel, Optocore, etc.). O sistema é composto do software de gravação Soundscape (v.6.2), uma interface de áudio MadiXtreme ou MX4 PCIe e ainda um computador PC especial, montado em rack. Com este sistema podem ser gravados até 128 canais de áudio digital em 24 bits / 48 kHz ou até 64 canais em 24 bits / 96 kHz.

Existem duas configurações diferentes de hardware: o Live-Recorder MX4 é um gravador de até 128 canais que utiliza a interface SSL MX4 com entradas/saídas MADI. Ele oferece alta qualidade em soma de canais e inclui os plug-ins SSL EQ & Dynamics e Bus Compressor. Operando junto com um conversor de áudio SSL Alpha-Link pode-se ter saída local para fone de ouvido e entradas e saídas analógicas e digitais. Já o Live Recorder 128 é uma versão indicada para situações em que não é preciso monitoração. Ele utiliza uma interface SSL MadiXtreme com 2x64 canais de entrada e saída MADI para conexão óptica com consoles, roteadores, etc.

O software Soundscape é um gravador/reprodutor de áudio multipistas e a versão 6.2 contém a tecnologia Pro-Convert da SSL, podendo exportar as sessões multipistas em diversos formatos que são nativos para os softwares DAW mais usados para edição e mixagem, incluindo Pro Tools 8 e 9, Cubase/Nuendo, Final Cut e Samplitude/Sequoia. O Soundscape 6.2 possui sistema de recuperação de crash que restaura toda a gravação de áudio incompleta ao ser reiniciado depois de uma falha no computador, como em falta de energia. O software também tem suporte para sincronização MTC e MMC via MIDI (inclusive MIDI over Ethernet).




O computador PC dos sistemas é um hardware especial, montado em rack de 1U, especificado pela SSL e desenvolvido em conjunto com parceiros fornecedores de hardware da Europa e EUA. Ele dispõe de ventilação ultrasilenciosa e possui um conjunto de quatro drives SSD em arranjo RAID. 




Fonte original: SSL

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Line 6 lança microfone sem fio digital com tecnologia de modelagem

 (Divulgação)A nova série de microfones sem fio XD-V55 da Line 6 oferece modelos de microfone de mão, microfone de lapela e microfone de cabeça, estes dois últimos usando transmissor bodypack, e tem como destaques a transmissão digital e os recursos de simulação da sonoridade de modelos consagrados. Com o processo de transmissão digital em 24 bits, o sistema consegue uma resposta de frequências de 10Hz a 20kHz e dispensa os processos de compander de sinal, permitindo uma faixa dinâmica maior do que 117 dB.

O modelo de mão é indicado para vocal e utiliza processamento de modelagem sonora. Ele permite que o vocalista escolha o tipo de característica de microfone mais adequado à sua voz, oferecendo simulações de microfones consagrados, como o Shure SM58, Sennheiser e835, Shure SM57 e ainda o L6, desenvolvido pela própria Line 6. Além disto, o microfone possui cápsula removível, de maneira que é possível substituí-la por outra, caso seja desejado.

O modelo de lapela é indicado para palestrantes, músicos e artistas que precisam ter as mãos livres. Ele é do tipo condesador, com captação cardioide, e a cápsula é otimizada para minimizar ruídos de manuseio. Já o modelo para uso na cabeça, também do tipo condesador, usa uma cápsula omnidirecional com um filtro para redução de pops e ruídos de fundo. O bodypack para uso com esses dois modelos dispõe de opções de equalização e permite a seleção de canal de transmissão. A conexão com o microfone é através de conector padrão mini-XLR, o que possibilita seu uso também com microfones de outros fabricantes.


Os sistemas sem fio da Line 6 usa a tecnologia Encoded DCL (Digital Channel Lock), que protege o sinal contra interferências, incluindo as transmissões Wi-Fi. Eles operam em banda ISM de 2.4 GHz, que evita interferência de TV, celulares e outros aparelhos. Podem ser usados até doze aparelhos XD-V55 simultâneos, operando em canais diferentes no mesmo local. De acordo com a Line 6, a qualidade do sinal é a mesma em distâncias pequenas ou no limite de 100 metros.



Fonte orginal: Line 6