titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL SONAR X3 - CONFIGURAÇÕES E TUTORIAIS - PORTUGUÊS - FORMATO PDF


SONAR X 3





CONFIGURAÇÕES E TUTORIAS



Introdução

O SONAR é uma ferramenta profissional para criação de áudio e música desenvolvido para o seu computador. Ele foi criado para músicos, compositores, arranjadores, engenheiros de áudio de de produção, desenvolvedores de games, e engenheiros de gravação. O SONRAR suporta os formatos de arquivo Wave, MP3, ACID, WMA, AIFF e outros formatos populares, nos fornecendo todas as ferramentas que são necessárias para produzir com qualidade profissional e rapidez de uma forma bastante eficiente. O SONAR é muito mais que um pacotes de ferramentas para MIDI e áudio integrado – ele é uma plataforma expansível que pode funcionar muito bem como o centro nervoso do seu estúdio de gravação. Traz consigo drivers para as placas de áudio mais comum, suporta plug-ins de áudio, softsynths, StuidoWare, plug-ins MIDI, e MIDI Machine Control (MMC) para controle MIDI externo.


Neste capítulo
  • Considerações sobre o SONAR X3
  • Computadores, som e música
  • Configuração
  • Iniciando
  • Conceitos Básicos
  • Cores de Papel de Parede
  • Instalando o SONAR X3

Considerações sobre o SONAR X3
O SONAR é o carro-chefe da linha de produtos de Cakewalk que integra sequenciadores de áudio e MIDI para plataforma Windows. O SONAR X3 possui um conjunto abrangente de recursos  como ferramenta de produção sonora e musical. Iremos mostrar agora algumas formas de utilize o SONAR X3.

Publicar
O termo publicar normalmente se refere a imprimir a música de uma forma que possa ser compartilhada com outras plataformas. Depois de termos gravado e arranjado uma música no SONAR X3, podemos imprimir partituras individuais (uma para cada instrumento) e uma partitura geral (com todos os instrumentos). Com o SONAR X3 podemos salvar a música em um formato que possa ser enviado por e-mail ou disponibilizado em um site, de forma que outras pessoas possam vir a conhecer o nosso trabalho. 

Composição Musical
O SONAR X3 é um poderoso programa de composição musical, com ferramentas para gravar e melhorar as performances através de edição e arranjos. Com apenas alguns cliques do mouse, podemos arranjar, orquestrar e ouvir a composição. O sequenciamento totalmente integrado de áudio e MIDI nos permite combinar a conveniência da flexibilidade MIDI com a alta qualidade sonora do áudio digital. Podemos alterar o sentimento de uma música aplicando um groove musical, ou adicionando delays delicados, antecipações ou ecos que com certeza enriquecem qualquer música.O SONAR X3 apresente e nos permite editar a música em um ambiente de notação musical ou em tablatura de guitarra, de forma que possamos ajustar individualmente qualquer nota, adicionar marcas de performance, e imprimir partes individuais ou uma partitura com todos os instrumentos do arranjo. Podemos graficamente alterar andamento e volumes, ou adicionar letras, como em uma partitura profissional.

Remix 
O Clips de Groove do SONAR nos permite importar, criar, exportar e editar loops, possibilitando a alteração rápida de andamentos tons de todo o projeto. O Browser permite prévias dos loops no andamento e no tom do projeto para que possamos ver como eles irão se comportar no projeto sem a necessidade de inseri-los efetivamente no projeto.

Engenharia e produção de áudio
Caso deseje produzir CDs de música ou fitas master, o SONAR X1 dispõe praticamente de tudo o que é necessário para gravar, mixar e criar CDs master. A gravação multicanal lhe permite capturar interpretações de estúdio ou de apresentações ao vivo em direto trilha a trilha. Os busses reconfiguráveis proporcionam controle total sobre a mixagem. Os efeitos em tempo real como chorus, flange, reverb, e delay/echo podem ser aplicados como inserções de trilha, em loops de efeitos ou na mixagem master. O SONAR X3 permite a amostragem de 44,1 KHz para sons de qualidade CD,24 bits/96 kHz para som de qualidade DVD e também lhe permite escolher entre frequências de amostragem inferiores ou superiores. Todos os efeitos de áudio são de ponto flutuante de 32 bits para um processamento mais rápido e uma reprodução de som de qualidade superior. Muitos efeitos são compatíveis com processamentos de 64 bits para obter uma qualidade ainda mais superior.

Criação de páginas Web
O SONAR X3 é a ferramenta ideal para desenvolver e produzir música e som para a Internet, já que permite salvar o trabalho nos formatos mais utilizados nos sites web: Formato MIDI, MP3 e Windows Media Advanced Streaming. Qualquer projeto do SONAR X3 (composição musical, clip de áudio, spot publicitário, canções com voz) pode ser salvo em um formato compatível com a web,bastando apenas uns poucos cliques com o mouse.

Criação e produção de trilhas sonoras para filmes e vídeos
O SONAR X3 dispõe de todas as ferramentas necessárias para levar a cabo projetos de pós-produção de áudio de forma rápida e eficaz. O SONAR X3 proporciona sincronismo com bloqueio de segmento com o código de tempo para uma precisão de fração a fração ao sincronizar áudio ou MIDI com um filme ou um vídeo. Se você quiser, pode desativar o seguimento total para conservar a potência da CPU. O SONAR X3 proporciona ampliação do tempo de grande qualidade e edição com precisão de sample com detecção de ponto zero para que você possa realizar os ajustes precisos e necessários de forma fácil e rápida. Além disso, a compatibilidade do SONAR X3 com arquivos de vídeo proporciona um útil acesso sincronizado aos vídeos digitalizados, o que facilita ainda mais a criação de trilhas sonoras para filmes e vídeos.


Computadores, som e música
Esta seção proporciona informação sobre as diferentes formas em que os computadores armazenam ereproduzem som e música. Os computadores funcionam com som e música de duas formas distintas: MIDI e áudio digital.

MIDI
MIDI (abreviação de Musical Instrument Digital Interface ou Interface digital para instrumentos musicais) é aforma em que os computadores se comunicam com a maioria das placas de som, teclados, e outrosinstrumentos eletrônicos. MIDI se refere tanto ao tipo de cabos e conectores utilizados para conectar os computadores, como à linguagem em que se comunicam. O padrão MIDI está aceito e se conhece mundialmente. Quase todos os instrumentos eletrônicos atuais dispõem de conectores MIDI e podem ser utilizados com outros instrumentos MIDI e com a interface MIDI do computador. Para gravar MIDI no SONAR, deve-se dispor de um cabo MIDI que conecte a porta MIDI OUT do instrumento MIDI a uma porta MIDI IN na placa de som o da interface MIDI. Também devemos nos certificar de possuir o software do controlador MIDI instalado, que se integra com a placa de som ou com a interface MIDI. A linguagem MIDI transporta informação e instruções, tanto desde o computador para o instrumento como vice versa. Por exemplo, caso o computador queira que o teclado reproduza uma nota, envia uma mensagem MIDI “Note On” e lhe diz que nota reproduzir. Quando o computador deseja que o teclado deixe de reproduzir a nota, envia outra mensagem para deter a reprodução da nota.

A linguagem MIDI possui muitas outras instruções, como por exemplo, mensagens para alterar o som em que as notas serão reproduzidas (o banco e o patch), mensagens que permitem utilizar o pedal sustain e a roda pitch-bend, entre outras. Ao enviar a mensagem concreta no momento preciso, o computador pode controlar o instrumento eletrônico e conseguir que este reproduza a música.

A informação MIDI pode ser enviada em 16 canais diferentes. Você pode configurar o seu equipamento MIDI para reconheça as mensagens de todos os canais ou de apenas um ou poucos. Os arquivos MIDI contêm todas as mensagens MIDI e a informação de andamento necessária para reproduzir uma canção. 

Os arquivos MIDI podem ser lidos com diferentes programas, incluindo o SONAR, e inclusive podem ser reproduzidos em programas de outros tipos de computadores. Os arquivos MIDI possuem a extensão .MID.

O formato MIDI possui toda uma série de vantagens:
•  Se pode armazenar uma grande quantidade de música de uma forma bastante compacta
•  Se pode endereçar facilmente diferentes partes de uma peça a qualquer instrumento
•  A música contém informação sobre as notas, os andamentos, e os tons, o que torna possível    visualizar e editar a peça utilizando a notação musical padrão de partitura.

O principal inconveniente do MIDI é que a qualidade do som que é ouvido varia segundo o equipamento MIDI que está sendo utilizado. Por exemplo, o MIDI pode vir a soar melhor em sintetizador de gama alta do que em uma placa de som de preço baixo.

Áudio digital
O áudio digital (frequentemente denominado simplesmente “áudio”) é uma forma fácil de gravar e reproduzir sons de qualquer tipo. Funciona como um gravador de fitas: primeiro grava e logo depois  reproduz. O áudio digital armazena o som em forma de longas séries de números. Para gravar áudio no SONAR X3, um cabo de áudio deve conectar a saída de áudio do instrumento eletrônico à entrada de áudio da placa de som ou do hardware de áudio. Caso esteja gravando vozes ou um instrumento acústico, deverá ser conectado um microfone à entrada de áudio da placa de som ou do hardware de áudio.

Ondas sonoras
As ondas sonoras são vibrações no ar. As ondas sonoras são geradas a partir de qualquer coisa que vibre; um objeto que vibre faz com que o ar ao seu redor vibre também, e a vibração se transmite pelo ar todas as direções. Quando o ar em vibração entra em nosso ouvido, faz com que o tímpano vibre, e por isso ouvimos o som. De forma similar, caso o ar em vibração choque com um microfone, faz com que o microfone vibre e envie sinais elétricos a todos os equipamentos que estejam conectados.Estas vibrações são muito rápidas. A frequência mais baixa de vibração que podemos ouvir é de 20 vibrações por segundo, e a mais alta está compreendida entre 16.000 e 20.000 vibrações por Segundo.

Gravação de áudio digital
Para gravar áudio digita o computador controla o sinal elétrico gerado por um microfone, uma guitarra elétrica, ou alguma outra fonte. Em intervalos de tempo iguais (para uma sonoridade com qualidade CD,estaríamos falando de 44.100 vezes por segundo), o computador mede e armazena a força do sinal elétrico desde o microfone, numa escala de 0 a 65.535.

Sendo assim, a informação de áudio digital não é nada mais do que uma extensa série de números. O computador envia estes números, em forma de sinais elétricos, para um altofalante. Daí então, o alto-falante vibra e gera o mesmo som que foi gravado.

A principal vantagem do áudio digital é a qualidade sonora. Diferentemente do MIDI, uma gravação de áudio digital é muito rica, e captura todos os matizes, harmônicos, e outras características do som exatamente como foram interpretados. O inconveniente mais importante do áudio digital é que ele ocupa muito espaço em disco. Para gravar um segmento de 1 minuto de áudio digital estéreo com qualidade CD, são necessários 10 MB de espaço no disco rígido.

No PC, o áudio digital é armazenado em arquivos de onda (extensão .wav). Existem muitos programas disponíveis que lhe permitem criar, reproduzir, e editar estes arquivos. O SONAR lê, grava e permite editar arquivos de onda (Wave).



Configuração
O SONAR X3 pode ser instalado em qualquer computador que funcione com Windows 7, e que disponha de uma placa de som ou de um módulo de som integrado. Caso deseje conectar outros dispositivos, como um teclado MIDI, uma guitarra elétrica, ou um microfone, serão necessários os cabos apropriados, e o computador deverá possuir os conectores corretos.

                                                 _____________________________


Tutorial 1 – Criando, reproduzindo, e  salvando projetos
Compreender o que são arquivos de projetos e saber como gerenciá-los é o X da questão no fluxo de trabalho do SONAR X3. Neste tutorial iremos ver os procedimentos básicos para começar a trabalhar com arquivos de projeto, faremos também algumas operações básicas. Um projeto pode conter uma variedade de elementos, tais como:
• Trilhas de áudio (Audio tracks)• Trilhas MIDI (MIDI tracks)
• Trilhas de softsynths (Instrument tracks)• Efeitos de áudio
• Configurações de projeto como Tempo (andament), alterações de Key (tom) e Meter (compasso)
• Letras e partituras

Criando um novo projeto
Existem diversas formas de começarmos um projeto no SONAR X3. Quando o SONAR X3 é aberto, nos é apresentado o diálogo Quick Start. Vamos conhecer as opções disponíveis neste diálogo.



Open a Project - Abre um diálogo de abertura de arquivo padrão, que permite a seleção do projeto que desejamos abrir.

Open a Recent Project - Abre um diálogo de abertura de arquivo padrão, que permite a seleção do projeto que desejamos abrir.

Create a New Project - Clicamos neste botão para abrir o diálogo New Project file, que permite a criação de um novo projeto tomando como base qualquer modelo (template) disponível.

Online Videos and more - Clicamos neste link para assistir vídeos tutoriais produzidos pela Cakewalk. É necessário que o computador esteja conectado na Internet.

Online Videos and more - Clicamos neste link para assistir vídeos tutoriais produzidos pela Cakewalk. É necessário que o computador esteja conectado na Internet.

Getting Started - Clicamos neste botão para abrir o Help Online do SONAR X3.

Show this at Startup - Se não quisermos mais ver o diálogo Quick Start sempre que iniciarmos o SONAR X3, desmarcamos esta opção.

Close - Usamos este botão para fechar o diálogo quick Start.

Neste tutorial iremos criar um projeto novo.
• Clique no botão Create a New Project  



                                        _________________________________

Tutorial 2 – Browser (Navegador)
O Browser permite encontrar e importar vários tipos de conteúdo para o projeto, incluindo arquivos de áudio e MIDI, templates de trilhas e projetos, ícones de trilhas, pré-configurações de cadeias de efeitos (FX Chain), plug-ins de efeitos e plug-ins de instrumentos. Podemos arrastar conteúdo e plug-ins diretamente nas trilhas. Por padrão, o Browser fica ancorado no lado direito da tela.

Para mostrar/ocultar o Browser, clique no menu Views e escolha Browser, ou pressione B.

Agora que já sabemos como mostrar e ocultar o Browser, vamos observar mais de perto os seus recursos, inciando com os controles que ficam no topo do Browser. Localize a seção na tela do seu computador que se pareça com a imagem a seguir.


Primeiro, vamos observar os controles da parte superior do Browser.


O campo Content Location, mostrado abaixo, permite o acesso direto aos lugares mais usados no HD.

 A. Mostra Media Browser B. Browser menu C. Menu Content Location D. Ancorar/Desancorar E. Opções de ancoragemF. Expandir/fechar G. Ir um nível acima no diretório H. Filtro de Busca I. Lista File J.Play/StopK. Eliminar conteúdo pré-configurado L. Salvar pré-configuração de conteúdo.


                                           ___________________________________

Tutorial 3 – Gravando vocais e instrumentos musicais
Um dos aspectos mais importantes da criação musical no ambiente SONAR X3 é a gravação digital.Este é o processo de pegar um som vindo de um microfone ou de um instrumento conectado via cabo e colocá-lo numa trilha de áudio. Uma vez estando este passo completado podemos editar e mixar a música e compartilhá-la com o mundo. Este tutorial o guiará através das etapas envolvidas e lhe fornecerá algumas dicas sobre como conseguir as melhores gravações de áudio possíveis.

Adicionando uma trilha de áudio
No tutorial 1 vimos como abrir arquivos templates. Vamos abrir um projeto vazio para este tutorial.
1.No meu File clique em New.

2.Selecione o template Blank (no tracks or buses) e clique em OK. 
Um projeto vazio será criado.
Com o projeto vazio aberto podemos inserir novas trilhas conforme formos precisando. Para gravar áudio digital iremos precisar de uma trilha de áudio. Siga esses passos para inserir uma:

3.Realize uma das seguintes ações:
. Clique em Insert e depois clique em Audio Track.
. Clique-direito na Tracks pane e selecione Insert Audio Track no menu que é apresentado.

Uma nova trilha de áudio é adicionada no projeto.

4.Maximize a trilha de forma que todos os seus controles possam ser vistos (para mais detalhes,veja “Para expandir um trilha de forma que todos os seus controles fiquem visíveis” na página 101).

5.Os controles da trilha ficam expostos.

6.Clique no menu Input para selecionar a entrada da trilha.
As entradas disponíveis para a trilha são apresentadas.

7.Selecione a entrada física onde seu instrumento está conectado. Caso saiba que sua guitarra está conectada no input 1, clique no controle Input e selecione a primeira opção. Algumas interfaces de áudio referem-se às suas entradas estéreo como pares, 1/2, 3/4, ou 5/6. O canal esquerdo normalmente é representado por números ímpares e o canal direito é representado por números pares.


8.Clique no menu Output para selecionar a saída da trilha.As saídas disponíveis para a trilha são mostradas.

9.Selecione a porta de saída pela qual a trilha de áudio irá reproduzir. Isso é como dirigir o áudio para os altofalantes. Você poderia optar por escolher 1 e 2, porque essas são as saídas mais comuns onde os altofalantes ou monitores ficam conectados.

10.Clique no botão Record Enable


11.Clique no botão Input Echo caso queira ouvir a entrada durante a gravação. Muitas placas de some interfaces de áudio possuem uma opção automática para isso. Caso esteja ouvindo o sinal de entrada simplesmente siga adiante para o próximo passo.

Armando a gravação
Neste ponto, precisamos verificar os níveis de entrada para nos certificar que estejam altos o bastante,porém sem distorcer.

Cante, ou toque o instrumento, da forma como deseja que seja gravado e verifique se os medidores de nível da trilha respondem aos sons que são produzidos.

Caso os medidores nunca cheguem a marcar nível máximo, aumente um pouco o sinal de entrada. Caso os medidores cheguem várias vezes ao máximo, atenue um pouco o nível do sinal de entrada.

Os níveis de entrada normalmente são ajustados via knob (botão giratório) localizado perto da conexão de entrada na placa de som, mas isso pode variar de acordo com os vários modelos de placas existentes hoje no mercado. Sendo assim, se você nunca gravou através de um microfone ou de um instrumento conectado à sua placa, é de vital importância que você leia o seu manual.









Gravando a performance
11. Use o comando Edit>Preferences>Project – Metronome para acessar os ajustes do metrônomo. Também podemos clicar-direito no botão Playback Metronome on/off
 ou Record Metronome on/off
no módulo Transport da Control Bar para acessar os ajustes de metrônomo.

12.Configure uma contagem inicial (count-in) de 2 compassos.

                                     _____________________________


MUSICAUDIO.NET
Conheça nossos produtos - Clique Aqui.

 

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.