titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 18 de março de 2014

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL REAPER 4


Manual de Operação em Português


www.musicaudio.net
68 32247997

__________________________________________________


1 Configuração

1.1 Download do REAPER

Para baixar o REAPER, visite http://www.cockos.com/reaper/downloade.php. Leia as informações que aparecem na tela, especialmente aquelas que fazem referência sobre 32 e 64 bis, e não se esqueça de selecionar a versão correta para o seu computador. Caso queira ficar com o programa por mais de 30 dias, compre um licença. Para comprar a licaca REAPER, visite http://www.cockos.com/reaper/purchase.php.
Depois de baixar o programa será necessário instalá-lo. Existem diferenças no processo de instalação para os sistemas MAC OS X e Windows.

1.2 Instalando o REAPER em MAC OS X

Para instalar o REAPER em um Mac (OS X), faça o seguinte:
1. Clique-duplo no ícone REAPER (.dmg).
2. Clique em Concordar para aceitar as condições da licença.
3. Arraste e solte o ícone REAPER (à direita) na pasta de Aplicações.
4. Caso também queira instalar o ReaMote, arraste este ícone para a pasta de Aplicativos. Você pode deixar para fazer isso mais tarde, se quiser.
Para fixar o REAPER no Dock, basta arrastar e soltar o ícone do REAPER da pasta de Aplicativos para o Dock. Também é recomendável que nas preferências do sistema que o botão direito do mouse seja configurado como um botão secundário.


1.3 Instalando REAPER em ambiente Windows

Para instalar o REAPER em ambiente Windows:
1. Navegue até onde se encontra o arquivo de instalação do REAPER. O nome do arquivo possui o número da versão, reapear40-install.exe, por exemplo.
2. Clique-duplo no arquivo de instalação.
3. Clique em Aceito para aceitar as condições de uso e continuar com a instalação.
4. Para uma instalação norma, aceite a pasta padrão.
5. Se for necessário, ative a instalação portátil, e clique em Avançar.
6. Selecione os elementos que deseja instalar (caso tenha dúvidas, aceite as configurações padrão) e clique em Instalar.
7. Aguarde o processo de instalação do programa. Quando for solicitado, clique em Fechar para fechar o programa de instalação. Será perguntado se desejamos executar o REAPER agora, responda não.


Nota: Se estivermos instalando o REAPER pe a primeira vez, ou se estamos substituindo uma versão anterior do REAPER, devemos aceitar a pasta de destino padrão e não permitir a instalação portátil. Se quisermos instalar esta ao lado de uma versão já existente, alteramos o diretório padrão (por exemplo, \ REAPER4) e permitimos a instalação portátil. Isso irá garantir que as configurações anteriores (3.xx) e preferências sejam preservadas.


Dica: Se optarmos por não instalar quaisquer elementos do programa ou alguma opção nesse momento, podemos fazer isso mais tarde, a qualquer momento.


1.4 As opções de instalação (somente Windows)

O programa de instalação nos dá a oportunidade de decidir quais elementos queremos ou não instalar. Abaixo temos uma lista resumindo as principais opções. Por padrão, a maioria delas está habilitada.


Item
O que faz
Processamento de áudio plug-ins
Coleção de efeitos de áudio e MIDI que é fornecida com o REAPER (Compressor, Noise Gate e um sintetizador). Normalmente devemos deixar essa opção marcada.
Suporte à arquivo comprimido
Permite trabalhar com formatos de arquivos comprimidos como mp3, OGG, APE, FLAC e WavPack, bem como arquivos de vídeo.
Personalizações
Permite o uso de teclados europeus e nos oferece a opção para depois escolher qualquer um de uma série de esquemas de cores para o REAPER.
Funcionalidades adicionais
Nos permite instalar elementos como o Media Explorer, CD Rip/Burning, integração com superfícies de controle e ReWire. Esses aspectos serão discutidos em vários pontos deste guia. Caso você seja um novato com o REAPER, talvez seja melhor não instalar nesta fase o driver ASIO ReaRoute, nem ReWire nem ReaMote. Isso facilitará as opções de roteamento de áudio. Até porque, sempre podemos instalar esses componentes mais tarde.
Desktop Icon
Marcando esta opção garantimos que um ícone de atalho para o REAPER esteja presente na área de trabalho do Windows.
Atalhos do menu Iniciar
Deixamos essa opção marcada para assegurar que o REAPER será adicionando no menu Iniciar do Windows.
Associar com arquivos de PPR
Deixamos essa opção marcada para podermos abrir o REAPER com qualquer um dos arquivos REAPER do projeto pelo Windows Explorer ou qualquer atalho da área de trabalho que podemos criar para os projetos.


1.5 Atualizações

O REAPER é atualizada com muita frequência e regularidade, com correções de bugs, novas funcionalidades e outros melhoramentos. Podemos verificar se existem atualizações a qualquer momento visitando o seguinte endereço: http://www.reaper.fm/. Existindo atualizações, bastará baixar e instalar. Não há necessidade de desinstalar versões anteriores. Preferências e configurações existentes sempre são automaticamente transferidas.


Dica: Para que o REAPER faça uma verificação automática em busca de novas atualizações deixe a opção Automatically check for new versions of REAPER on startup marcada.


1.6 Ativando gravação MP3

Caso pretenda converter o resultado de suas mixagens no REAPER ao formato mp3 será necessário instalar um codificador mp3. O mais adequado é o LAME, que é gratuito. Ele pode ser baixado em muitos sites web, basta fazer uma pesquisa no google.
Após o download, os usuários de Mac devem descompactar o arquivo e o arrastar para a pasta ~/Library/Application Support/REAPER. Depois clicamos-duplo para executá-lo e habilitar a codificação MP3 no REAPER.

Já os usuários Windows devem copiar o arquivo lame_enc.dll para a pasta onde se encontra o REAPER, que por padrão é C:\Arquivos de programas\REAPER.

1.8 Iniciando o REAPER

Para iniciar o REAPER bastar clicar-duplo no ícone que se encontra na área de trabalho.
Também podemos criar um atalho de teclado para isso.  


1.8 REAPER Startup – Dicas

Por padrão, quando iniciamos o REAPER ele carrega o projeto que foi trabalhado na última vez. Podemos alterar esse comportamento. Além disso, podemos usar teclas de atalho para iniciar o REAPER substituindo as configurações padrão.


Ação
Tecla
Abrir o REAPER sem carregar o último projeto
Manter pressionada a tecla SHIFT enquanto o REAPER é carregado.
Abrir o REAPER sem carregar qualquer modelo de projeto padrão
Manter pressionadas as teclas CTRL+SHIFT enquanto o REAPER é carregado.

1.9 Seleções, controles e comandos

Trabalhamos no REAPER façando seleções e empregando comandos. Por exemplo, para copiar um único item devemos selecionar o item (geralmente usando o mouse), e em seguida dar o comando para o REAPER copiá-lo. Já em outras situações iremos usar comandos que afetam o arquivo de projeto como um todo, sem qualquer seleção. Por exemplo, podemos desejar salvar todo o trabalho. Nesse caso não há necessidade de selecionar nada – só precisamos dar o comando necessário. Existem quatro principais métodos que usamos para dar comandos no REAPER:
  • Menu Principal – Tal como acontece em outros programas, este menu é acessado pelo mouse ou com o teclado.
  • Menus de contexto – Os menus de contexto são abertos quando clicamos-direito em um item ou área da tela.
  • Barras de ferramentas – Clicamos com o mouse em qualquer barra de ferramentas para executar o comando.
  • Atalhos de teclado – Muitos comandos e ações podem ser acessados por atalhos de teclado. Também podemos atribuir atalhos de teclados próprios para outros comandos e ações. No capítulo 13 iremos ver isso com mais detalhes. Em alguns casos, as teclas modificadoras são diferentes para PC e Mac. Os exemplos que serão aqui utilizados terão como base o sistema Windows. Os usuários Mac devem consultar a tabe a que resume as semelhanças e diferenças entre os teclados.
Windows
Mac OS X
Shift
Shift
Control
Command
Alt
Option
Windows
Control

1.10 A interface do REAPER

O REAPER permite trabalhar com uma série de temas de cores diferentes. As telas que iremos usar aqui neste guia são do tema padrão 4. Caso você esteja usando qualquer outro tema, com certeza irão existir diferenças visuais. Caso isso se torne uma dificuldade, considere alterar para o tema padrão.
Quando iniciamos o REAPER, ele exibe uma te a semelhante (mas não necessariamente idêntica) à figura mostrada a seguir. O exemplo apresenta um arquivo de projeto muito simples que foi aberto. A tabe a abaixo da ilustração introduz brevemente cada um dos elementos da tela.




Elemento
Significado
Menu Bar
Mostra o menu principal perto do topo com uma linha de comandos - File, Edit, View, Insert, Item, Track, e assim por diante... Da mesma forma como acontece em outros programas.
Tool Bar
Localizada abaixo do menu, são duas fileiras de sete botões cada. Esta é a barra de ferramentas principal do REAPER. Dependendo do tema de cores em uso, os botões podem não parecer os mesmos que os mostrados na figura acima. No entanto, como acontece com outros programas, podemos passar o mouse por cima de qualquer botão para obter uma dica da ferramenta (veja o exemplo, abaixo). No capítulo 13 veremos como podemos personalizar esta barra de ferramentas.

Timeline/régua de tempo
O cronograma é executado na parte superior da janela do REAPER, logo à direita da barra de ferramentas principal. E a mede o comprimento/duração do projeto, e ajuda na identificação da posição de vários itens. No exemplo mostrado, a linha de tempo é medida e exibida em dois formatos: M:B:T e SMPTE.
Arrange Area: Jane a Principal e local de trabalho
Aqui são mostrados os itens de mídia (áudio e MIDI) que compõem o as trilhas. Neste exemplo, existe um item de mídia. Itens de vídeo também podem ser incluídos.
O controle da faixa. O painel TCP


Aqui controlamos o comportamento das trilhas de áudio e MIDI – neste exemplo, existe uma trilha, um marcador. Podemos ter quantas trilhas forem necessárias, quanto a isso as limitações são impostas pe a capacidade de processamento do computador que estamos usando. Observe que cada trilha possui o seu próprio conjunto de controles. Nos capítulos 2 e 4 veremos o que esses controles fazem.
A barra Transport
É usada para controlara gravação e reprodução – por exemplo, para iniciar e parar a gravação. Veremos isso no capítulo 2.
Mixer e Painel de controle
O Mixer está sendo mostrado na parte inferior da tela. Aqui as trilhas são mostradas de forma diferente. Neste exemplo, apenas uma trilha é mostrada. É a mesma trilha que aparece na área TCP. Observe que também existe um canal Master de saída. A saída Master é o que ouvimos quando reproduzimos o projeto. O Mixer será mostrado em detalhes no capítulo 10.


Não se preocupe se a te a não parecer exatamente com a figura mostrada aqui. A interface do REAPER pode ser totalmente personalizada para atender as necessidades individuais de cada usuário. Veremos isso na seção 2.


1.11 Os controles da trilha


Se você já viu outros programas DAW, com certeza já estará familiarizado com os controles de trilhas do REAPER. A figura acima mostra os controles mais usados. Na maioria dos casos clicamos em um controle para usá-lo (por exemplo, clicamos no botão Mute para alternar o estado de mute de qualquer trilha, clicamos e arrastamos sobre o controle de voluma para ajustar o nível de volume), e clicamos-direito sobre um controle para obter um menu de contexto onde temos à disposição comandos e configurações sobre o controle clicado. Os novatos que estão chegando agora ao mundo do áudio digital não devem se preocupar. Todos esses controles serão explicados em detalhes ao longo deste guia.

1.12 Configuração de áudio

Antes que possamos gravar ou reproduzir alguma coisa, temos que fazer algumas configurações. Aqui veremos das configurações que dizem respeito ao áudio. Na realidade, temos que informar ao REAPER qualquer é o dispositivo de áudio que dispomos para trabalhar, e como desejamos trabalhar com esse dispositivo. Existem diferenças em como fazer isso em um computador Mac e em um computador Windows. Os usuários de Mac fazem as configurações nas Preferências do Sistema. Os usuário Windows devem usar o Painel de Controle.

1.12.1 Configuração de áudio – Windows

Para configurar o dispositivo de áudio, primeiramente vamos em Preferences no menu principal do REAPER, em seguida, em Audio, selecionamos Device no lado esquerdo. No exemplo que está sendo mostrado, temos um dispositivo externo, uma placa M-Audio Delta 1010. Ou seja, esta placa está instalada no computador. Este é um exemplo de dispositivo disponível. Se pretendermos usar o som da placa de áudio on-board, devemos nos familiarizar com o programa de controle (geralmente acessado via Painel de Controle do Windows), o mixer da placa, e nele configurar a placa de forma que ao gravarmos não gravemos junto algum material que já exista antes. Também devemos considerar o emprego de algum driver ASIO. O driver ASIO4ALL, é gratuito e é facilmente encontrado para baixar em vários sites. Na preferências de áudio devemos definir as seguintes opções:


  • Audio System – Os outros itens deste diálogo irão variar de acordo com o sistema de áudio selecionado.
  • Enable Inputs – Esta opção deve ser ativada se quisermos gravar no REAPER.
  • Input Range – Caso a interface de áudio possua várias entradas, devemos especificar a primeira e a última dessas entradas. Neste exemplo, outo entradas estão disponíveis. Isso permite que até oito microfones ou cabos em linha (o qualquer combinação) possam ser utilizados simultaneamente na gravação.
  • Output Range – Caso o dispositivo possua várias saídas, especificamos a primeira e a última. Normalmente, o Bus Master irá direcionar a saída para um único par de saída, mas podemos usar os outros também, se assim desejarmos.
  • Request sample rate/block size – Aqui definimos a taxa de amostragem e o tamanho do bloco. Na dúvida, comece com 44100 e 512.
  • ASIO Configuration – Quando clicamos neste botão temos acesso direto ao painel de controle da interface de áudio que está sendo usada.
                              ________________________________________



Para obter maiores informações acesse nossa Loja Virtual, clique aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.