titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

segunda-feira, 30 de março de 2015

Inklen MixEmergency 3

MixEmergency é uma das ferramentas mais potentes que existem atualmente para combinar música com vídeos e apresentações. Pode funcionar de forma autônoma e também pode ser integrada com o Serato Scratch Live e Serato DJ, programas compatíveis oficialmente graças a um acordo entre a Inklen e a Serato. As duas empresas são da Nova Zelândia.

A nova versão 3 da MixEmergency não traz muitas novidades, se destaca principalmente a nova ferramenta para facilitar a tarefa de calibrar o sincronismo entre telasDelay Compensation Helper Tool – , importantes melhorias na função anti-aliasing, novas funções para importar conteudo mais facilmente ao software, assim como melhorias no mapeamento de controles MIDI. As melhorias importante chegam para melhorar o rendimento, o que fez reduzir em muito o consumo de CPU. O consumo de memoria também foi reduzido, com certeza o programa ficou mais eficiente.

MixEmergency é uma das ferramentas mais potentes que existem atualmente para combinar música com vídeos e apresentações. Pode funcionar de forma autônoma e também pode ser integrada com o Serato Scratch Live e Serato DJ, programas compatíveis oficialmente graças a um acordo entre a Inklen e a Serato. As duas empresas são da Nova Zelândia.

A nova versão 3 da MixEmergency não traz muitas novidades, se destaca principalmente a nova ferramenta para facilitar a tarefa de calibrar o sincronismo entre telasDelay Compensation Helper Tool – , importantes melhorias na função anti-aliasing, novas funções para importar conteudo mais facilmente ao software, assim como melhorias no mapeamento de controles MIDI. As melhorias importante chegam para melhorar o rendimento, o que fez reduzir em muito o consumo de CPU. O consumo de memoria também foi reduzido, com certeza o programa ficou mais eficiente.


Eis o seu vídeo promocional:


iZotope anuncia RX Loudness Control

Previsto para Junho de 2015, o RX Loudness Control é a resposta da iZotope à toda essa corrente de normalizadores de intensidade sonora que estão aparecendo ultimamente para assegurar primeiramente o cumprimento das normas internacionais que dizem respeito ao áudio de cinema, rádio e outros diversos formatos e meios. Em segundo lugar em quais âmbitos e quais zonas do planeta, cumprir ou não cumprir pode fazer com que um material seja aceito ou não por uma emissora, e é uma tarefa que manualmente resulta complicada e que leva tempo e uma certa experiência específica nem sempre disponível e difícil de aprender.



Não faz muito tempo que falamos sobre o LC2N e LC6N da TC-Electronic, sistemas 'loadness control' para estéreo ou 5.1 e que vão muito além da mera medição como apoio na tarefa (ao estilo Dolby Media Meter) e que podem diretamente e automaticamente realizar correções no áudio que garantem o cumprimento das normas.

Stems, o novo formato de áudio de quatro canais da Native Instruments

A Native Instruments escolheu a Winter Music Conference de Miami para apresentar um novo formato de áudio multicanal que permite mixar temas com quatro canais mixar em separado (por exemplo: ritmo, linha de baixo, harmonia e lead). Seu nome é Stems, e cada um desse quatro elementos é chamado da mesma forma "stem".




Os stems podem ser modificados de forma independente, e as aplicações práticas para os DJs são óbvias: se pode atribuir efeitos somente em partes específicas — por exemplo, processar o ritmo deixando os demais sem alteração — , mutar canais, realizar crossfades parciais... Os produtores também podem, obviamente, exportar o trabalho em forma de Stems — e vendê-lo por um preço maior que o de um arquivo de áudio convencional — .

Stems utiliza o container MP4 para armazenar os quatro stems de cada trilha em um único arquivo — com a extensão .stem.mp4 — . Este arquivo pode ser utilizado como se fosse um MP3 comum em qualquer reprodutor compatível MP4 — como o iTunes— , mas se quisermos manejar os stems individualmente, será necessário um software compatível. E o primeiro software que suportará Stems será o Traktor, como seria de se esperar.

quarta-feira, 25 de março de 2015

YouTube For Artists - Excelente ferramenta para músicos

Continuando com as apostas nos conteúdos musicais que foi iniciada com o YouTube Music Key, a plataforma de vídeo da Google acaba de lançar o YouTube For Artists, um site para profissionais da música que oferece estatísticas detalhadas sobre quem, como e onde são reproduzidos os seus vídeos. É uma ferramenta na linha daquelas que oferecem outros serviços de streaming. Usando as palavras do próprio Google, aqui se encontra tudo o que é necessário para “compartilhar sua música, atrair fãs e construir uma carreira”.



Porém o YouTube For Artists vai um pouco mais além do típico instrumento para controlar audiências e programas futuras gigs e shows, por exemplo. Entre as seções encontramos uma que explica como funciona seu sistema de busca para que possamos fazer melhor o nosso trabalho quando subimos vídeos para a plataforma e que chegue a maior quantidade de pessoas possível.
O site fala de mais coisas que estão por chegar. De qualquer forma, o toque didático empregado merece que façamos uma visita para ver o que acontece por lá.
Mais informação | YouTube For Artists

terça-feira, 24 de março de 2015

Lançado o Pro Tools 12

Pro Tools 12 está disponível a partir de hoje - 24/03/2015, com seu novo sistema de pagamento por subscrição. Agora você pode revisar todas as opções de compras na loja oficial da Avid. Mas se você quiser adquiri-lo na forma antiga, ou seja, obter uma licença completa, também poderá fazê-lo.


As novidades dessa versão são:
Com o sistema Avid Cloud Collaboration podemos compor, gravar, editar e mixar sessões na nuvem com outros usuários Pro Tools. Podemos encontrar colaboradores na Avid Marketplace Artist Community ou os convidando diretamente. E não é necessário que eles tenham comprado o Pro Tools, já que podem usar o Pro Tools First, que é gratuito... pelo menos quando estiver disponível.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Que tal uma bateria eletrônica acoplada ao seu navegador Web?

HTML5 Drum Machine Emulator é uma bateria eletrônica baseada na web que nos permite criar patterns e baixá-los em WAV utilizando somente um navegador. Seu desenvolvedor, Jamie Thomson, tentou criar uma aplicação intuitiva e acessível, e realmente ela ficou muito simples de usar.
Na parte superior temos os controles de tonalidade de volume de cada um dos sons, e os botões que permitem selecionar cada som. Podemos controlar o tempo e alternar entre dois patterns rítmicos distintos — quando salvamos cada um deles, isso ficará memorizado para quando acessarmos novamente a app —. Temos os clássicos 16 botões para ativar ou desativar os passos da sequência.

quarta-feira, 18 de março de 2015

MUSICAUDIO - LAYOUT NOVO

A MUSICAUDIO nesses 14 anos de existência procurou sempre atender da melhor forma possível seus clientes, seja com novos produtos, com novidades em nosso blog ou aquela dica de áudio, música ou com vídeos em nosso canal no youtube. Por este motivo resolvemos mudar nosso layout para melhor atende-los. Acesse nosso novo site e nos envie sua opinião pois é com ela que podemos estar sempre melhorando.

No site vocês encontram informações técnicas relativas à construção de sequências MIDI, gravações de áudio, loops, compactação de arquivos, manuais traduzidos para o português de softwares consagrados, download de softwares, plug-ins e utilitários para quem utiliza a informática como ferramenta musical, além das notícias mais atuais do que está acontecendo no mundo da música digital.


Olha como ficou! 



www.musicaudio.net



segunda-feira, 16 de março de 2015

Grupos musicais conciliam cultura popular e alta tecnologia

Os grupos artísticos Orquestra de Laptops e Seu Estrelo e o Fuiá de Terreiro animaram a Sala Plínio Marcos da Funarte, em Brasília, em apresentações musicais que antecederam a transmissão de cargo no Ministério da Cultura nesta segunda-feira (12).
 
Sentados no chão e com o uso de nove laptops e amplificador, a orquestra apresentou uma composição elaborada especialmente para o evento: "Improviso Holofractal Número 20".

(foto ao lado: A Orquestra de Laptops apresentou composição elaborada para o evento. (Foto:     Elisabete Alves e Janine Moraes)

A composição misturou uma série de canções da música popular brasileira de Pixinguinha a Luiz Melodia, passando por Rita Lee, Villa-Lobos, Caetano Veloso e João Gilberto.
 
A base de criação do grupo é a partir do software elaborado pelo regente da orquestra, Eufrasio Prates, que desenvolveu o sistema "htmi", que transforma os movimentos corporais captados por uma webcam em sons.
 
Com dois anos de existência, a orquestra tem como meta se tornar uma escola e permitir que jovens carentes possam aprender música com novas tecnologias.

sexta-feira, 13 de março de 2015

female:pressure e Visibility, a mulher na música eletrônica



O coletivo female:pressure se autodefine como uma "rede internacional de mulheres artistas da música eletrônica e das artes digitais", e é composto por compositoras, produtoras, DJ´s, artistas plásticos, trabalhadores de âmbito cultural e afins. 




A finalidade é dar mais visibilidade e crédito ao trabalho das mulheres nesses campos artísticos que são dominados pelos homens. Para o female:pressure o problema da mulher nesses âmbitos de criação artística não está na quantidade de mulheres que participam deles, e sim na falta de reconhecimento. 





O seu site serve como base de dados de talentos femininos, onde através de um simples buscador podemos localizar profissionais. Podemos realizar buscas por atividade, cidade, país, estilo... A base de dados online está no ar desde 1998, e fazer parte dela é totalmente grátis. 




O coletivo por enquanto está constituído por 1.350 mulheres de 64 países. Além do site, o female:pressure se encarrega de promover eventos musicais ao vivo como o Perspectives Festival em Berlin, que acontecer em 2013 e o Reflecting Perspectives, que aconteceu em 2014.




Um de seus últimos projetos chama-se Visibility, uma página simples no Tumblr, cuja criação se deve a declarações inspiradoras da cantora islandesa Björk durante uma entrevista, onde ela disse que queria reconhecimento ao seu trabalho de produtora, e que se fizesse fotos dela à mesa de mixagens, tal e como se faz com os homens. 




O pessoal da female:pressure levou isso a sério e criou uma página no Tumblr para compartilhar fotos de mulhers fazendo música eletrônica, gravando, mixando... de Maya Jane Coles E Tokimonsta, até uma emissora somente de mulheres em Mogadíscio, na Somália, passando pela compositora Gisela Fulla




Estas e muitas mulheres mais – as fotos desse artigo é apenas uma pequena mostra do conteúdo da página – se deixam ver rodeadas de suas máquinas de trabalho para lembrar que as mulheres existem na música eletrônica e levam a sério o que fazem. ... E não são poucas.

Germano Lins


quinta-feira, 12 de março de 2015

Roland ProMars e SH-2 - Versões Demo Lançadas

O conceito plug-out da Roland — softsynths que  funcionam como plugins na nossa DAW, mas que também podem ser carregados no teclado System-1 para serem utilizados sem a necessidade de um computador —  começou com o SH-101 em Junho de 2014 e foi seguido logo depois pelo SH-2 em setembro do mesmo ano. Há poucos dias atrás chegou o ProMars.
Destes três sintetizadores, o SH-101 somente pode ser utilizado em conjunto com o System-1, já que vem associado com um código único para cada teclado. Os outros dois podem ser comprados como plugins simples para serem inseridos em nossa DAW, se não tivermos um System-1.

quarta-feira, 11 de março de 2015

Virtual DJ 8 agora compativel com Numark NV

Já a algumas semanas a Atomix está levando a cabo com o Virtual DJ 8 uma estratégia bastante agressiva para aumentar seu target, adicionando suporte nativo ao programa para muitos controladores novos que estão chegano ao mercado, assim como para outros que já estavam e gozavam de certa popularidade. Os mixers da Rane Sixty-Two e Sixty-Four, da Reloop os controladores Neon, Beatpad e RP-8000, os novos Akai AMX e AFX, da Pioneer o controladore DDJ-SZ e ainda por cima com licença grátis, da Native Instruments o Kontrol F1 e o mixer Z2... e estes são somente alguns dos mais populares. Curiosamente, muitos desses controladores foram desenvolvidos especificamente para o Serato DJ.

O último controlador a ser adicionado na lista é que ninguém esperava: o Numark NV. Este controlador foi desenvolvido para o Serato DJ, e inclui duas telas que mostram informação sobre o estado dos decks na reprodução, visualização das formas de onda e a biblioteca. A Numark não facilitou de forma nenhuma o acesso ao controle do que aparece na tela e tão somente o Serato podia aproveitá-las... até agora.

Não é somente uma notícia interessante para os que possuem um NV e queiram testar com o Serato Serato DJ.

Steinberg UR242, nova interface de áudio com efeitos DSP e suporte para iPad

A série de interfaces de áudio UR da Steinberg se completa com o novo modelo UR242, de 4 entradas e 2 saídas. Oferece qualidade de áudio em 24 bits e 192 kHz, suporte para iPad, efeitos baseados em DSP e o software Cubase AI.


No painel frontal encontramos dois conectores combo com prés de micro D-PRE da classe A com alimentação phantom +48V, LEDs de pico, controles de ganho e botões dedicados para a atenuação de sinal (pad). A entrada 1 possui um seletor de alta impedância para conectar instrumentos. Dispõe também de saída de fones com controle independente e controle de volume master.

segunda-feira, 9 de março de 2015

Tracks Live - Um programa grátis da Waves para gravação ao vivo

A Waves, conhecida pelos seus efeitos, oferece gratuitamente para ambiente Win e Mac um programa de gravação multipista especialmente desenvolvido para para gravação de eventos ao vivo. O programa se chama Tracks Live. Algo como megatrack se aplicaria melhor, já que apesar de ser gratuito ele pode chegar a centenas de trilhas, caso o computador e o sistema de entradas/saídas assim permitir.



Aceita interfaces tanto ASIO como Core Audio e registra taxas de amostragens de até 192KHz. Não devemos confundi-lo com uma DAW, este programa é somente um gravador, mas conta com funções de visualização de níveis para cada canal e uma configuração especialmente rápida, tudo isso voltado 'a agilidade exigida pelos preparativos e características de um evento ao vivo.



Sendo gratuito este programa é uma tentativa para atrair a atenção para outros produtos da Waves. Por 99€ é oferecido o pacote Premium Service para Tracks Live.


Mais informação | Tracks Live | Multi rack

terça-feira, 3 de março de 2015

Compressão - Attack e Release





"Attack" é o tempo que o compressor leva para reagir. "Release" é o tempo que o compressor leva para voltar à sua posição de descanso. Entender com precisão o significado prático desses dois conceitos fundamentais nos facilitará trabalhar com um  compressor.

Mackie DL32R: Mixer digital com controle por iPad

Boa parte dos mixers de som ao vivo que oferecem controle wireless também possui superfícies de controle físicas. No entanto, com seu novo DL32R, a Mackie adotou uma abordagem totalmente wireless, baseada no conceito de seu DL 1608 controlado pelo iPad original. Tendo usado o DL 1608 desde seu lançamento, podemos dizer que ele é bastante amigável, tem excelente equalização e dinâmica e o formato economiza tempo de setup e cabeamento. Eu preciso admitir que fiquei um pouco apreensivo nas primeiras vezes que usei o DL1608, já que não sabia quão confiável a conexão wireless se manteria, mas, depois de usá-lo já há alguns anos, eu posso confirmar que nunca tive nenhuma perda de sinal. Se você sai do alcance do Wi-Fi, o mixer continua fazendo o que ele estiver configurado para fazer até você voltar ao alcance – não existe nenhuma interrupção no áudio.

Sistema QLX-D, da Shure




O Sistema sem fio QLX-D lançado em 2014, tem áudio digital de 24 bits, criptografia AES-256, e opções de controle em rede. Um dos pontos que o diferenciam é seu gerenciamento de bateria recarregável, podendo também os transmissores Shure QLX-D trabalhar com duas pilhas AA, o que o torna econômico e sustentável.

Para conhecer melhor o sistema, a Shure produziu um vídeo, com legendas em português. Assista acima.